Cultura de Células Vegetais

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino e aprendizagem assenta nas seguintes metodologias de ensino:
a) Na lecionação de aulas teóricas;
b) Na lecionação de aulas práticas em laboratório;
c) Na execução de trabalhos práticos no campo (colheita de material vegetal), em laboratório (cultura de células) e em viveiro (aclimatização de plântulas obtidas por propagação in vitro);
d) Na pesquisa bibliográfica e na análise de artigos e relatórios sobre os conteúdos da UC.
Para uma melhor consolidação dos conceitos e métodos utilizados nas aulas (em laboratório ou em viveiro), os alunos são acompanhados semanalmente em aulas de orientação tutorial.
É exigida a presença dos alunos nas aulas. O valor mínimo de presenças é de 75% do número de aulas lecionadas.

O objetivo de aprendizagem desta unidade curricular é promover, no estudante que a complete com sucesso, as seguintes competências abaixo identificadas.
1. Conhece as técnicas aplicadas em culturas de células vegetais e as suas aplicações no melhoramento e na conservação dos recursos genéticos.
2. Identifica os métodos para a conservação a médio e a longo prazo. Conhece as técnicas aplicadas em culturas de células vegetais e as suas aplicações no aumento de variabilidade genética e na conservação e avaliação de germoplasma vegetal.

A aquisição de competências no Módulo 1 obtêm-se através dos seguintes resultados de aprendizagem:
a. Identifica a influência do material vegetal e dos fatores físicos no crescimento e desenvolvimento das culturas.
b. Identifica os diversos tipos de multiplicação vegetativa in vitro.
c. Identifica as diversas as etapas de desenvolvimento a as suas exigências específicas.
A aquisição de competências no Módulo 2 obtêm-se através dos seguintes resultados de aprendizagem:
a. Identifica os diferentes métodos de conservação de culturas vegetais in vitro.
b. Identifica os diferentes métodos de avaliação da eficiência das técnicas de conservação de culturas vegetais in vitro.

Os conteúdos programáticos para atingir os dois objetivos de aprendizagem descritos dividem-se em dois módulos de aprendizagem:
Módulo 1: A cultura de células vegetais, as suas aplicações no melhoramento vegetal e na conservação dos recursos genéticos.
Módulo 2: A cultura de células vegetais, aplicação prática e casos de estudo.

Avaliação Contínua
  • - O Módulo 1 ponderação de 65 %. Módulo 1: 1) testes (75%); 2) trabalhos práticos (10%); 3) apresentação artigo (15%). - 65.0%
  • - Módulo 2 ponderação de 35 %. 1) testes (85%); 2) avaliação trabalhos práticos (15%). - 35.0%

CANHOTO, J.M. – Biotecnologia vegetal, da clonagem de plantas à transformação genética. Imprensa da Universidade de Coimbra. 2010. ISBN 978-989-26-0065-9.
ENGELMANN, F. – Use of biotechnologies for the conservation of plant biodiversity. In Vitro Cell.Dev.Biol.Plant. DOI 10.1007/s11627-010-9327-2. Vol: 47, 2010, 5-16.
GEORGE, E.F., DE KLERK, G.J. The components of plant tissue culture media I: macro and micro-nutrients. In Plant propagation by tissue culture, 3rd ed. (eds. George, E.F., Hall, M.A. & De Klerk, G.J.), Springer, Dordrecht. ISBN 978-1-4020-5004-6, 2008, pp. 65-114.
OZUDOGRU, E.A., PREVIATI, A., LAMBARDI, M. In Vitro Conservation and Cryopreservation of Ornamental Plants. In Protocols for in Vitro Propagation of Ornamental Plants, Methods in Molecular Biology, Jain, S.M. & Ochatt, S.J. (eds.), vol. 589, DOI 10.1007/978-1-60327-114-1_28, © Humana Press, LLC, 2010, pp. 303-324.
PREECE, J. – Stock plant physiological factors affecting growth and morphogenesis. In: Plant propagation by tissue culture, 3rd ed., George, E.F., Hall, M.A., De Klerk, G.J. (Eds.), Springer, Dordrecht. ISBN 978-1-40205004-6, 2008, pp. 403-422.
PUROHIT, S.D.-.Introduction to plant cell tissue and organ culture. PHI Learning Private Limited. Delhi, 2012, ISBN 978-81-203-4677-2.