Culturas Arvenses I

Conhecimentos de Base Recomendados

Agricultura e Zootecnia Gerais I

Agricultura e Zootecnia Gerais II

Biologia I

Biologia II

Solos

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade proporcionar uma eficaz transmissão de conhecimentos e um clima de diálogo com os alunos que favoreça e consolide o processo de ensino-aprendizagem. Nas aulas teórico-práticas é feita a explicação dos fundamentos necessários ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos e à aquisição das competências definidas. Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conceitos adquiridos à resolução de situações concretas. Os projetos objeto de estudo são apresentados e discutidos na sala de aula com a participação ativa e crítica do docente e dos alunos.

Resultados de Aprendizagem

1. Avaliar a importância das culturas arvenses de primavera-verão em Portugal e no mundo;

2. Conhecer as principais culturas arvenses cultivadas em primavera-verão;

3. Avaliar situações particulares e atuais das culturas arvenses, na época de primavera-verão;

4. Enquadrar a condução das culturas arvenses, na época de primavera-verão, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

Programa

Os conteúdos programáticos estão organizados em módulos:

Módulo 1 – Caracterização e condução das culturas arvenses de primavera-verão (Peso 65%):

Principais zonas e regiões de produção de culturas arvenses de primavera-verão a nível nacional e internacional;

Áreas cultivadas, produções e rendimentos obtidos com as transações comerciais;

Estrangulamentos, a nível nacional e internacional, no domínio das culturas arvenses de primavera-verão;

Identificação das culturas nas diferentes fases do seu ciclo vegetativo;

Ciclo vegetativo e ciclo cultural: aplicação às culturas estudadas;

Principais exigências das culturas e respetivas técnicas culturais.

Módulo 2 – Estudo de caso aplicado a situações concretas das culturas arvenses em época de primavera-verão (Peso 35%):

Caracterização de situações relevantes das culturas arvenses, na época de primavera-verão;

Apreciação crítica das opções culturais seguidas/preconizadas;

Avaliação da produção final das culturas arvenses de primavera-verão, em termos qualitativos e quantitativos;

Estratégias sustentáveis para obtenção de um dado produto final;

Perspetivas para o futuro, numa ótica de desenvolvimento sustentável;

Impactes das estratégias definidas.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Módulo 2 (Peso 35%): 1) trabalho escrito/relatório/projeto (60%); 2) apresentação e discussão pública do trabalho elaborado(40%) - 35.0%
  • - Módulo 1 (Peso 65%): 1) teste escrito (80%); 2) avaliação contínua (20%) - 65.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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