Defesa da Floresta Contra Incêndios

Não aplicável

As metodologias de ensino terão como base a realização de aulas de carácter teórico-prático em que os
alunos deverão utilizar recorrentemente o computador para a realização de exercícios com software
específico.
A avaliação inclui uma prova teórica e uma prova prática com utilização de computador para simulação de comportamento de incêndio com o sistema Behave+, cálculo do índice FWI em folha Excel e simulação de uma prescrição de fogo controlado com o Sistema Piropinus.

Conhecer o fenómeno dos incêndios em Portugal, quer na vertente das ignições, quer na vertente da propagação e dos seus efeitos;
Conheçer e aplicar as técnicas de prevenção contra incêndios, de modo a diminuir o número de ignições, dificultar a propagação, aumentar a resiliência e mitigar os efeitos dos incêndios.
Conheçer os diferentes aspectos associados ao combate a incêndios incluindo as questões relacionadas com a pré-supressão, a primeira intervenção, o combate alargado, as técnicas de combate indirecto e o rescaldo.

Caracterização dos incêndios florestais: a combustão e as características dos combustíveis; propagação e comportamento do fogo; modelos de comportamento; ecologia do fogo; efeitos dos incêndios florestais; evolução e recuperação das áreas queimadas; causas e origens mais comuns dos incêndios florestais; evolução e situação actual dos incêndios florestais em Portugal e na Europa. Prevenção de incêndios florestais: a sensibilização; técnicas de redução de combustíveis incluindo a utilização do fogo controlado; a silvicultura preventiva; as redes de defesa da floresta; o risco espacial de incêndio.
Combate a incêndios florestais. a pré-supressão, a indexação do perigo de incêndio; a 1ª intervenção; combate; utilização de produtos químicos; ataque indirecto; o rescaldo; determinação de causas de incêndio.

Contínua
  • - Teste Teórico - 50.0%
  • - Trabalho Prático e relatório - 50.0%

1.            Fernandes, P., Botelho, H., & Loureiro, C. (2002). Manual de formação para a técnica do fogo controlado. Vila Real: UTAD.

2.            Keeley, J. E., Bond, W. J., Bradstock, R. A., Pausas, J. G., & Rundel, P. W. (2012). Fire in Mediterranean ecosystems: ecology, evolution and management. Cambridge: Cambridge University Press.

3.            Moreira, F., Catry, F., Silva, J. S., & Rego, F. (Eds.). (2010). Ecologia do fogo e gestão de áreas ardidas. Lisboa: ISAPress.

4.            Pereira, J. S., Pereira, J. M. C., Rego, F. C., Silva, J. M. N., & Silva, T. P. d. (Eds.). (2006). Incêndios Florestais em Portugal – Caracterização, impactes e prevenção. Lisboa: ISA Press.

5.            Pyne, S. J., Andrews, P. L., & Daven, R. D. (1996). Introduction to Wildland Fire (2nd ed.). New York: John Wiley & Sons.

6.            Silva, J. S. (Ed.) (2007). Proteger a Floresta – Incêndios, pragas e doenças (Vol. 8 – Árvores e Florestas de Portugal). Lisboa: Público/Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento/Liga para a Protecção da Natureza.

7.            Silva, J. S., & Páscoa, F. (Eds.). (2002). Manual de Silvicultura para a Prevenção de Incêndios. Lisboa: Direcção-Geral das Florestas.

8.            Silva, J. S., Rego, F., Fernandes, P., & Rigolot, E. (Eds.). (2010). Towards Integrated Fire Management (Vol. 23 – Research Report). Joensuu: European Forest Institute.

9.            Tedim, F., Leone, V., & Mcgee, T. K. (Eds.). (2019). Extreme Wildfire Events and Disasters: Root Causes and New Management Strategies. Amsterdam: Elsevier.

10.          Whelan, R. J. (1995). The ecology of fire. Cambridge: Cambridge University Press.