Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular tem como pressuposto o envolvimento e participação ativa dos alunos, individual e colaborativamente. Assim, para além de aulas expositivas, será contemplada a leitura e análise de textos de referência, selecionados pelo docente. Os alunos, sob tutoria do docente, deverão pesquisar, selecionar e analisar informação, tendo em vista o conhecimento, o debate e a reflexão sobre temáticas relacionadas com a Deontologia e a Ética docente. Quanto à avaliação, os alunos poderão optar entre a avaliação periódica ou avaliação por exame. A avaliação periódica consiste na elaboração, apresentação e defesa em aula de um trabalho individual ou em grupo de pesquisa sobre uma temática do programa, a acordar com o professor, e na produção de um portefólio reflexivo. Peso dos trabalhos: peso 2 para o portefólio e peso 1 para o trabalho de pesquisa.
Resultados de Aprendizagem
O trabalho a desenvolver nesta unidade curricular pretende que o aluno venha a:
1. Refletir sobre o seu percurso como discente do ensino não-superior e superior.
2. Avaliar o seu percurso profissionalizante enquanto formando de um curso de formação inicial de professor.
3. Reconhecer a importância dos objetivos em termos de formação pessoal e social no quadro do Sistema Educativo no que diz respeito aos docentes e sua influência no desenvolvimento pessoal e social dos discentes.
4. Explicitar e conscientizar os seus projetos como Pessoa, Cidadão, Profissional.
5. Reconhecer os conceitos: cidadania, democracia, deveres, direitos e direitos humanos como «plataforma» ética fundadora da ação educativa contemporânea.
6. Dominar competências de relacionamento interpessoal em contextos diferenciados.
Programa
1. Introdução e fundamentos: Deontologia, Ética, Moral, Profissão; a especificidade da Deontologia da Profissão Docente e suas implicações; a escola como espaço e tempo centrais na construção de um projeto ético e social.
2. Documentos fundamentais onde se exaram direitos e deveres dos Professores/ Educadores e/ou a partir dos quais os mesmos podem ser tematizados.
3. O Ser Professor e a Essência da Educação/ do Educar.
4. Para uma praxis crítica e reflexiva. A Profissão Docente e a Cidadania – Direitos e Deveres do Professor/ Educador-cidadão. Moral/ Ética Profissional e/ou Profissão Moral/ Ética.
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - portfolio - 33.4%
- - trabalho individual ou em grupo - 66.6%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Baptista, I(2005) Dar rosto ao futuro. A educação como compromisso ético. Pt:Profed
Caetano, A P; Silva, M L (2009) Ética profissional e formação de professores. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 8, 49-60
Cunha, P d’O (1996) Ética e Educação Lx:UC Ed
Monteiro, A R (2015). The Teaching Profession – Present and Future. Springer
Monteiro, A R (2015). Profissão Docente – Profissionalidade e Auto-regulação. Cortez Ed
Monteiro, A R (2008) Qualidade, Profissionalidade e Deontologia na Educação. Pt:Pt Ed
Monteiro, A R (2005) Deontologia das Profissões da Educação. Cbra:Alm.
Monteiro, A R (2004) Educação e Deontologia. Lx:Escolar Ed
Ramos, F J S (2018). Intersubjetividad y eticidad en biografías educativas de profesores. 2 vols Riga: EAE
Sadio, F (2011) Professional Deontology in Teacher Training. Report on a Training Experience. Publicaciones, 41 (2011) Nov, 9-31
Veiga, M A (2005) Um perfil ético para educadores Braga:Palimage