Desenho II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1- Apresentação e análise trabalhos de artistas visuais ou artistas gráficos.
6.2- Orientação e acompanhamento dos trabalhos em oficina.
6.3- Entrevistas para crítica e avaliação das propostas de trabalho.

A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.

A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Trabalhos práticos – peso de 75% na avaliação global;
– Diário gráfico – peso de 25% na avaliação global.

EXAME
– Domínio dos conteúdos programáticos – peso de 100% na avaliação global do exame.

 

Resultados de Aprendizagem

3.1- Aprofundar e consolidar conhecimentos das técnicas de desenho;
3.2- Realizar estudos preparatórios, de cor, com aplicações à exploração gráfica, pintura e ilustração;
3.3- Aprofundar a prática da observação e registo de diversos objetos e espaços exteriores e interiores;
3.4- Desenvolver a prática do desenho em oficina;
3.5- Experimentar propostas de interpretação pessoal das linguagens gráficas contemporâneas;
3.6- Desenvolver estratégias de composição adequadas para uma abordagem conceptual.

Programa

4.1- Técnicas básicas
4.1.1- Desenho a pastel;
4.1.2- Desenho a pena, aparo, e canetas de feltro;
4.1.3- Desenho a pincel;

4.2- Desenho contemporâneo;
4.2.1- Contorno;
4.2.2- Forma positivo/negativo silhuetas nivelamento;
4.2.3- Movimento;
4.2.4- Espaço;
4.2.5- Textura;
4.2.6- Modelação do volume, iluminação, sombras.
4.3- Materiais, suportes e acessórios
4.3.1- Pastel. Tinta da china, aguarela líquida. Pincéis;
4.3.2- Papéis para desenho.
4.3.3- Acessórios: esfuminhos e afiadores. Prancheta. Fixadores. Pastas para guardar as folhas de papel;

4.4- Práticas de desenho
4.4.1- Visualização e representação;
4.4.2- Imaginação e fantasia.

4.5- Representação da figura humana
4.5.1- Medidas e proporções do corpo humano – cânone e módulo;
4.5.2- Proporção, escala e volumes;
4.5.3- Forma e expressão;
4.5.4- Perspetiva e figura;
4.5.5- Pose e gesto.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 75.0%
  • - Diário gráfico - 25.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Armani, E.P. (1999). Dibujo. in Corrado Maltese (Coord.) Las Tecnicas. Artisticas, Manuales Arte Catedra. Ediciones Catedra.
Fuga, A. (2005). Techniques et matériaux des arts. Éditions Hazan.
Edwards, B. (2000). The New Drawing on the Right Side of the Brain. Souvenir Press.
Dexter,E. (2005). Vitamin D:New Perspectives in Drawing. Phaidon Press.
Fehér, G. (1999). Anatomia Humana para Artistas. Editora Konemann.
Gair, A. (2002). The Drawing Course: A Step-by-Step Guide. Leicestershire: Abbeydale Press.
Gill,R. (1994). Manual of Rendering with Pen and Ink. Revised and enlarged edition.Thames and Hudson.
Gordon, L. (1991). Desenho Anatómico. Editorial Presença.
Hallawell, P. (2006). À Mão Livre: a Linguagem e as Técnicas do Desenho. Melhoramentos.
Harrison, H. (2005). The Encyclopedia of Watercolor Techniques. Headline.
Parramón, J. (1993). Como Desenhar o Corpo Humano. Editorial Presença.
Smith, R. (1996). Desenhar a Figura Humana. Editorial Presença.