Conhecimentos de Base Recomendados
Dado que esta unidade curricular serve essencialmente o propósito de criação de aplicações multimédia, com destaque para jogos, é desejável deter já conhecimentos prévios de programação, de um modo geral, e de programação para a web, em particular, tendo em conta as tecnologias de suporte utilizadas.
Métodos de Ensino
A unidade curricular será leccionada através de aulas teórico-práticas, procurando-se, no entanto, fazer uma clara distinção entre uma vertente teórica e uma outra vertente de carácter essencialmente prático.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos conheçam os rudimentos da concepção de aplicações de cariz multimédia, ficando-se a conhecer formas e maneiras de representar e codificar as situações mais comuns neste género de aplicações (combinação de texto, imagem, som e vídeo, e interacção com o utilizador), com destaque para:
* reconhecimento das tecnologias mais utilizadas na criação aplicações multimédia para a web;
* criação de páginas web dinâmicas com a inserção de elementos de canvas, áudio e vídeo;
* criação de aplicações com interfaces visuais ricas e apelativas;
* processamento de eventos originados pelo utilizador;
* criação de conteúdos dinâmicos para a web, com recurso a elementos e conteúdos multimédia;
* criação de jogos, como paradigma das aplicações multimédia.
Programa
A unidade curricular compreende os seguintes conteúdos:
* abordagem ao HTML5, nomeadamente aos novos elementos que permitem a visualização e manipulação de conteúdos multimédia (canvas, vídeo e áudio) através da interação com JavaScript e também CSS.
* criação de animações de aliando som, imagem e vídeo, com base em web standards;
* definição de movimentos e colisões de objetos com base em conceitos de trigonometria e de geometria;
* compreensão e aplicação de soluções típicas no desenvolvimento de jogos e outras aplicações multimédia;
* desenvolvimento de pequenos projetos multimédia, compreendendo aplicações desenvolvidas com as linguagens já identificadas e as soluções estudadas;
* criação de jogos baseados em HTML e JS.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Frequência - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BUNYAN, K. (2015). Build an HTML5 Game: A Developer’s Guide with CSS and JavaScript. No Starch Press. ISBN: 978-1593275754
COLLINS, M. (2017). Pro HTML5 with CSS, JavaScript, and Multimedia: Complete Website. Apress. ISBN: 978-1484224625
LAMBERTA, B. & PETERS, K. (2014). Foundation HTML5 Animation with JavaScript, 1st Ed. friendsofED. 2011. ISBN: 978-1-4302-3665-8.
MCANLIS, C. & LUBBERS, P. (2014). HTML5 Game Development Insigths. Apress. 2014. ISBN: 978-1430266976.
STUART G. (2017). Introducing JavaScript Game Development: Build a 2D Game from the Ground Up, 1st ed. Apress. ISBN: 978-1484232514