Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular constitui-se como um espaço de descoberta, experimentação e consolidação de competências de domínio reflexivo e prático na área do desenvolvimento local. Assim, as aulas integram a combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em textos, documentos e casos práticos.
Os alunos poderão escolher uma das seguintes modalidades: avaliação de frequência ou avaliação por exame.
A avaliação de frequência terá um carácter contínuo e será baseada em trabalhos escritos, individuais e/ou de grupo e na participação nas aulas.
A avaliação por exame consiste na realização de uma prova escrita individual.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender as dinâmicas e modelos de desenvolvimento, o conceito e os principais problemas e políticas do desenvolvimento local
2. Compreender e relacionar os factores económicos, sociais, culturais e ambientais do desenvolvimento numa perspectiva de sustentabilidade
3. Compreender o papel das culturas e identidades locais nos processos de desenvolvimento sustentado de uma comunidade
4. Compreender a importância das respostas locais como contributo para a resolução de problemas globais
5. Identificar e gerir os recursos locais com eficácia e eficiência numa perspectiva de desenvolvimento integrado
6. Conhecer os instrumentos de planeamento e ordenamento do território e gestão dos recursos locais inerentes aos processos de desenvolvimento local sustentável.
7. Saber comparar, seleccionar e aplicar os diferentes métodos de planeamento estratégico participativo, adequando-os a diferentes situações e contextos.
8. Conhecer as políticas e mecanismos de apoio ao DL em Portugal.
Programa
1 – O DESENVOLVIMENTO LOCAL
1.1 – Modelos de desenvolvimento: do paradigma funcionalista ao paradigma territorialista
1.2 – Conceito, princípios e características gerais do DL
1.3 – Teorias, modelos e práticas do DL
1.4 – A emergência do local e das políticas de DL
2 – RECURSOS, ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL
2.1 – Ambiente e património(s) e identidade(s)
2.2 – Instrumentos de ordenamento e gestão dos recursos locais
2.3 – Do global ao local: O DL face aos processos de globalização; A Agenda 21 Local como instrumento de implementação do DS à escala local
3. – O DESENVOLVIMENTO LOCAL EM PORTUGAL
3.1 – Estratégias, políticas e atores sociais
3.2 – Inciativas de Desenvolvimento Local em Portugal
3.3 – Programas e mecanismos de apoios a projetos de Desenvolvimento Local.
Métodos de Avaliação
- - Prova escrita individual - 100.0%
- - trabalhos escritos individuais e/ou de grupo - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Mergulhão, F. (1997). Desenvolvimento e Ruralidade: alguns aspectos sociológicos. Economia e Sociologia, 64, 143-156.
AAVV (2001). Desenvolver (Des)envolvendo – Reflexões e Pistas para o Desenvolvimento Local: Messejana, ESDIME
Gomez, J. et al. (2008) Educação e Desenvolvimento Comunitário Local. Porto: Profedições
Veiga, J. (2005) Território e Desenvolvimento Local. Lisboa: Celta
Carvalho, N. (2009) Desenvolvimento Local Sustentável. Bárlia, nº 5.
Bouzada, X. (Org) (1999) O Desenvolvimento Comunitário Local” – Un Reto da Sociedade Civil, Vigo, Edit. Galáxia
Costa, M. S. & Neves, J. P. (Coord) (1993). Autarquias Locais e Desenvolvimento. Porto: Afrontamento
Fragoso, A (2005). Contributos para o debate teórico sobre o desenvolvimento local: um ensaio a partir de experiências investigativas. Revista Lusófona de Educação, 1, 63-83