Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias têm um caráter teórico-prático. Privilegia-se a pesquisa e discussão dos conteúdos por parte dos alunos com orientação e complemento do professor.
Avaliação contínua, baseada numa componente que inclui a participação nas aulas e a realização de umprova escrita individual, com uma ponderação de 62,5% e uma componente de trabalho, individual e/ou em grupo, com uma ponderação de 37,5%.
A prova escrita é eliminatória, devendo os alunos obter a nota mínima de 7,5 de 0 a 20.
A natureza, características e ponderação dos diferentes trabalhos será objeto de análise na primeira aula e a informação vertida para o sumário e para a plataforma web.
Avaliação por exame final consiste na realização de uma prova escrita individual. Obterão aprovação os alunos cuja classificação seja superior a 9,5 valores. Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores realizarão uma prova oral, sendo que, a nota final corresponderá à média das classificações.
Resultados de Aprendizagem
Compreender as dinâmicas e modelos de desenvolvimento, particularmente os princípios e as características do Desenvolvimento Local
Compreender o conceito e os principais problemas e políticas do desenvolvimento sustentável, à escala global e a nível local
Compreender e relacionar os factores económicos, sociais, culturais e ambientais do desenvolvimento numa perspectiva de sustentabilidade
Compreender o papel das culturas locais nos processos de desenvolvimento sustentado de uma comunidade
Compreender a importância das respostas locais para a resolução de problemas globais
Identificar e gerir os recursos locais com eficácia e eficiência numa perspectiva de desenvolvimento integrado
Usar os instrumentos de planeamento e gestão dos recursos locais inerentes aos processos de desenvolvimento local
Saber comparar, seleccionar e aplicar os diferentes métodos de planeamento estratégico participativo, adequando-os a diferentes situações e contextos
Programa
1 – O DESENVOLVIMENTO LOCAL
1.1 – Conceito, princípios e características gerais
1.2 – Teorias, modelos e práticas do Desenvolvimento Local
2 – DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTABILIDADE
2.1 – Desenvolvimento Sustentável: conceito, princípios e dimensões; Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável 2005-2015
2.2 – Desenvolvimento Local Sustentável: do global ao local; Agenda 21 Local; as comunidades locais face aos processos de globalização
2.3 – Ordenamento e gestão dos recursos locais: património natural, cultural e construído; instrumentos de planeamento e ordenamento
3 – ASSOCIATIVISMO E PARTENARIADO NO DL
3.1 – O associativismo no Desenvolvimento Local
3.2 – A importância do partenariado no Desenvolvimento Local
3.3 – Mecanismos de apoio a projectos
4 – DESENVOLVIMENTO LOCAL E ANIMAÇÃO COMUNITÁRIA
4.1 – O Desenvolvimento Local e a Animação Socioeducativa
4.2 – O animador como agente de Desenvolvimento Local
4.3 – Educação para o Desenvolvimento Local Sustentável
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 62.5%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 37.5%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AAVV (2001) Desenvolver (des)envolvendo: Reflexões e pistas para o desenvolvimento Local. Messejana: ESDIME
Amaro R. R. (2017) Desenvolvimento ou pos-desenvolvimento? Des-envolvimento e… noflay. Cad. de Est. Af. n.34. p.75-111
Carvalho, N. (2016) Património natural e construção de identidades locais: o mosaico identitário português e o desenvolvimento local. In Atas do II CIEAD. Leiria. pp. 10-17
Carvalho, N. (2021) Desenvolvimento Local Sustentável nas Áreas Protegidas. In Maria. S.(Org) (2021) O Meio Amb e a Interface dos Sist Soc e Nat 3. P. Grossa. Atena Edit. p.54-66
Costa, M. S., & Neves, J. P. (Coord.) (1993). Autarquias locais e desenvolvimento. Porto: Afrontamento
Mergulhão, F. (1997) Desenvolvimento e Ruralidade: Alguns aspetos sociológicos. Ec e Soc, 64. p.143-166
Gomez, J., et al. (2008). Educação e desenvolvimento comunitário local. Porto: Profediçõe
Rodrigues, F., & Stoer, S. (1998). Entre parceria e partenariado: Amigos amigos, negócios à parte. Oeiras: Celta