Desenvolvimento Motor

Conhecimentos de Base Recomendados

n aplica

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão lecionados em sessões de apresentação dos conceitos fundamentais que lhe estão inerentes e do “estado da arte” sobre os mesmos. As sessões são complementadas por momentos de pesquisa prática dos formandos em bases bibliográficas on-line e discussão na aula dos resultados encontrados. Na componente prática, os alunos observam sessões de Motricidade Infantil, lecionadas a crianças pelos docentes.  É também solicitado aos estudantes a realização de trabalhos práticos de observação e avaliação do comportamento motor na infância.

 

 

 

 

 

 

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os fundamentos e aplicações do Desenvolvimento Motor (DM) como área de estudo do comportamento motor (CM).

2. Compreender os conceitos básicos e a terminologia fundamental utilizada em DM.

3. Identificar e compreender variáveis e indicadores do desenvolvimento.

4. Conhecer a evolução dos principais conceitos, processos de identificação de variáveis e indicadores morfológicos e da composição corporal. 

5. Compreender a variabilidade do processo de desenvolvimento, e principais influências internas e externas. 

6. Analisar o processo de desenvolvimento humano partindo da conceção de fases de desenvolvimento, na ótica da maturação e do desenvolvimento da ação motora.

7. Conhecer os instrumentos e técnicas de análise, avaliação e controle do DM e aplicar tais instrumentos na observação e análise do CM

Programa

1. Conceitos fundamentais em desenvolvimento motor;

2. Avaliação do desenvolvimento e competência motora: MCA

3. Bases teóricas do desenvolvimento motor;

4. Auxologia, crescimento e maturação. Desenvolvimento da composição corporal. 

5. Desenvolvimento dos sistemas corporais;

6. Interacções entre restrições do indivíduo, do ambiente e da tarefa;

7. Desenvolvimento motor inicial;

8. Princípios do movimento e da estabilidade;

9. Desenvolvimento da locomoção humana;

10. Desenvolvimento do sistema sensorial;

11. Desenvolvimento percetivo-motor;

12. Perceção e ação no desenvolvimento;

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Prova prática/apresentação oral - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 30.0%
Exame
  • - Prova prática - 30.0%
  • - Prova teórica - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Lohman T, Roche A, Martorell R (1988). Anthropometric Standardization Reference Manual. Human Kinetics. Champaigne.

Haywood & Getchell N (2014). Life Span Motor Development. Human Kinetics.

Neto, C. (1995). Motricidade e Jogo na Infância. Brasil: Editora Sprint, Lda.

Gallahue D & Ozmun J (2005). Compreendendo o Desenvolvimento Motor. São Paulo: Phorte Editora.

Gabbard C (1992). Lifelong motor development. Madison: Brown & Benchmark Publishers.

Malina R, Bouchard C, Bar-Or (2004). Growth, Maturation and Physical Activity. Human Kinetics. Champaigne.

Neto, C. (1997). Jogo & Desenvolvimento da Criança. Cruz Quebrada: Edições FMH.

Cordovil, R. & Barreiros,J,. (2014). Desenvolvimento motor na infância. Lisboa: Edições FMH.

Carter, J & Heath B (1990). Somatotyping – development and applications. Cambridge Studies in Biological Anthropology. Cambridge. Cambridge University Press.

Roche, A & Sun, S (2003). Human growth: assessment and interpretation. Cambridge. University Press.