Desenvolvimento Motor

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão leccionados em sessões de apresentação dos conceitos fundamentais que
lhe estão inerentes e do “estado da arte” sobre os mesmos. As sessões são complementadas por momentos
de pesquisa prática dos formandos em bases bibliográficas on-line e discussão na aula dos resultados
encontrados. É também solicitado aos estudantes a realização de trabalhos práticos de observação e
avaliação do comportamento motor na infância.
Usar-se-á o apoio da plataforma e-learning da escola e dos documentos referenciados para estudo dos
conteúdos programáticos.
A avaliação desta unidade curricular será realizada através de uma oral individual sobre os conteúdos
leccionados e de um trabalho realizado no âmbito de um dos conteúdos programáticos

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os objectivos do estudo do Desenvolvimento Motor.
2. Conhecer as teorias de desenvolvimento sobre as alterações comportamentais motoras.
3. Descrever e interpretar o processo de crescimento e maturação biológica e as principais modificações da
composição corporal e da morfologia na infância.
4. Descrever os processos de desenvolvimento dos movimentos e habilidades motoras fundamentais na
infância.
Competências
1. Identificar e analisar criticamente, conceitos, teorias explicativas e as variáveis que influenciam ou
determinam alterações comportamentais motoras na infância.
2. Saber analisar as alterações de crescimento, maturação e de composição corporal na infância.
3. Identificar, conhecer, compreender e aplicar técnicas de observação e avaliação morfológica.
4. Identificar e compreender os princípios e as alterações qualitativas e quantitativas das habilidades motoras
fundamentais na infância e as relações entre desenvolvimento e performance.

Programa

1. Objectivos do estudo em Desenvolvimento Motor, Jogo e Motricidade Infância.
2. Conceitos fundamentais em desenvolvimento motor;
3. Teorias e modelos explicativos do desenvolvimento motor da criança;
4. Maturação e crescimento. Representação normativa do crescimento. Composição corporal. Crescimento
dos sistemas corporais.
5. Fases de desenvolvimento motor humano. Movimentos reflexos, habilidades motoras fundamentais.
6. Princípios do movimento e da estabilidade: Desenvolvimento da locomoção humana;
7. Caracterização, classificação e avaliação de habilidades motoras fundamentais: locomotoras e
manipulativas

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação
  • - Prova oral individual - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cratty, B. (1986). Perceptual and motor development of infants and children. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.
Eckert, H. (1993). Desenvolvimento motor. S. Paulo: Ed. Manole.
Lohman, T., Roche, A., Martorell, R. (1988) Anthropometric standardization reference manual. Champaign,
Human Kinetics.
Gabbard C (1992). Lifelong motor development. Madison: Brown & Benchmark Publishers.
Gallahue D & Ozmun J (2005). Compreendendo o Desenvolvimento Motor . São Paulo: Phorte Editora.
Haywood & Getchell N (2004). Desenvolvimento motor ao longo da vida. São Paulo: Artmed.
Payne G & Isaacs L (1995 ). Human motor development . Mountain View : Mayfield.
Kalveboer, A., Hopkins, B., Geuze, R., (1993) Motor development in early and later childhood. Cambridge
University press: Cambridge.
Malina, R., Bouchard, C., Bar-or, O. (2004) Growth, Maturation and Physical Activity. (2ª ed.) Champaign.
Human Kinetics.
Piek, J. (2006) Infant Motor Development. Champaign Human. Kinetics.