Desenvolvimento para a WEB

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos elementares de programação.

Métodos de Ensino

A exposição teórica precede a parte prática dando assim a estrutura necessária à aquisição de conhecimento aplicados nos vários exercícios implementados durante todo o período de aulas.

Para cada semana serão disponibilizados na página da disciplina, no Nónio, os seguintes elementos:
a) Indicação dos conteúdos programáticos e objetivos de aprendizagem para essa semana;
b) Orientações de estudo, treino e validação da aprendizagem para uma melhor apreensão dos conteúdos.

Em qualquer aula pode ser solicitado ao aluno a resolução de uma atividade, que complemente o exercício implementado.

Esta metodologia permite o acompanhamento, conhecimento e consciência regular dos conteúdos programáticas abordados em cada semana, promovendo a discussão, o envolvimento e a colaboração de todos no processo de aprendizagem.

O docente está permanentemente disponível para todo e qualquer apoio, esclarecimento, discussão, e/ou explicações, através de email, Colibri-zoom, e/ou fóruns de discussão. Todos os documentos de apoio, materiais de estudo, informações, esclarecimentos, serão disponibilizados através da plataforma Nónio.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Desenvolvimento para a WEB permite aos alunos a aquisição de conhecimentos e competências sobre tecnologias necessárias para o desenvolvimento de aplicações para a Web.

Os objetivos da unidade curricular passam por dotar o aluno dos conceitos fundamentais para o desenvolvimento de um website por forma a que este consiga identificar e implementar as componentes cliente e servidor.  O aluno deverá desenvolver as principais atividades associadas à implementação de um website, tais como: análise dos requisitos, desenho do website, implementação das bases de dados, codificação e testes.

Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno desenvolva as suas competências ao nível da programação, adquiridas nas unidades curriculares Algoritmos e Programação 1, Algoritmos e Programação 2 e Linguagens Orientadas a Objetos. O desenvolvimento de uma base de dados permitirá, ao aluno, cimentar as competências adquiridas na unidade curricular Bases de Dados, com particular enfoque na estruturação de dados segundo o modelo relacional, aspetos relativos à integridade e segurança, bem como aspetos de proteção e acesso aos dados.

Adicionalmente, a unidade curricular procura que o aluno desenvolva competências de investigação, resolução de novos problemas, fomentando o trabalho em equipa e a criatividade individual.

No final do semestre os alunos deverão possuir os conhecimentos fundamentais para a estrutura, conceção e produção de websites, aquisição, tratamento e publicação dos diversos elementos multimédia, aceder a web services e a bases de dados.

O projeto final pode ser encarado como um ponto de partida e posterior desenvolvimento na unidade curricular de Projeto e Desenvolvimento Informático.

Programa

1.HTML 5
1.1. Sintaxe Básica: estrutura de um documento, principais conceitos
1.2. Elementos mais comuns: texto, imagens, hiperligações, tabelas, listas e divs
1.3. Elementos semânticos do HTML 5
1.4. Formulários

2. Folhas de estilo CSS
2.1. Tipos de selectores
2.2. Criação de regras

3. Layout das páginas
3.1. Layout Flex e Grid
3.2. Framework Bootstrap/Tailwind
3.3. Responsividade

4. A linguagem JavaScript
4.1. Sintaxe básica, tipos de dados: números, strings, arrays, data, e operadores
4.2. Declarações condicionais e ciclos
4.3. Funções e funções arrow
4.4. DOM: navegação entre nodes, eventos
4.5. BOM: window, location, history
4.6. Comunicação: XMLHttpRequest
4.7. JSON
4.8. Validação de dados de um formulário
4.9. Upload de imagens
4.10. Web Storage
4.11. Geo Localization
4.12. Web services

5. Linguagem de programação servidor
5.1. Conceitos elementares, sintaxe
5.2. Formulários
5.3. Funções de acesso a bases de dados (Mysql e NoSql)

 

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

[ 1 ] HTML5, 4ª Edição Atualizada e Aumentada, Editora FCA, Luís Abreu, ISBN: 978-972-722-821-8, 2015
[ 2 ] CSS3, Editora FCA, Pedro Remoaldo, ISBN: 978-972-722-731-0
[ 3 ] JavaScript 6, Editora FCA, Luís Abreu, ISBN: 978-972-722-815-7, 2015
[ 4 ] MDN web docs, disponível em https://developer.mozilla.org/pt-PT/
[ 5 ] w3schools, referências, tutorias e exercícios, disponível em https://www.w3schools.com/