Design de Experiências Turísticas

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

As matérias a lecionar serão concretizadas com recurso a aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, de forma a fomentar o debate, a pesquisa de temas e apresentação de diferentes estudos de caso, os quais deverão ser analisados e contextualizados na temática lecionada. Os casos de boas práticas serão, igualmente, valorizados para contexto de análise.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender a importância e valorização dos recursos endógenos na gestão de destinos;

2. Identificar, a partir dos conceitos-base, as estratégias de ação a desenvolver no sentido de criar experiências inovadoras e critivas em contexto territorial;

3. Desenvolver nos alunos uma capacidade de auto-realização e autonomia na execução das tarefas para as quais são incumbidos, nomeadamente em termos de pesquisa, análise e utilização de conhecimentos;

4. Preparar os alunos para contextos práticos futuros no âmbito da gestão de produtos e experiências turísticas criativas no destino.

Programa

1. Turismo e Criatividade: Concetualização; Identificação de conceitos-chave relacionados com o turismo criativo;

2. O turismo criativo na gestão de destinos turísticos: Criatividade e Turismo no contexto dos destinos; Do Turismo Cultural ao Turismo Criativo – a mudança de paradigma; Indústrias Criativas;

3. Manifestações de Turismo Criativo: Turismo Criativo em contexto rural e urbano;

4. Boas práticas de aplicação de Turismo Criativo.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Participação, realização de trabalhos em aula, assiduidade - 10.0%
  • - Trabalho de grupo - 40.0%
  • - Testes escritos (20% + 30%) - 50.0%
Exame
  • - Teste escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AGAPITO, D. (2021). Designing the tourist experience – the marketing perspective. In E. Sharpley (Ed.), Routledge Handbook of the Tourist Experience (535-548). Routledge.

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