Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
As matérias a lecionar serão concretizadas com recurso a aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, de forma a fomentar o debate, a pesquisa de temas e apresentação de diferentes estudos de caso, os quais deverão ser analisados e contextualizados na temática lecionada. Os casos de boas práticas serão, igualmente, valorizados para contexto de análise.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender a importância e valorização dos recursos endógenos na gestão de destinos;
2. Identificar, a partir dos conceitos-base, as estratégias de ação a desenvolver no sentido de criar experiências inovadoras e critivas em contexto territorial;
3. Desenvolver nos alunos uma capacidade de auto-realização e autonomia na execução das tarefas para as quais são incumbidos, nomeadamente em termos de pesquisa, análise e utilização de conhecimentos;
4. Preparar os alunos para contextos práticos futuros no âmbito da gestão de produtos e experiências turísticas criativas no destino.
Programa
1. Turismo e Criatividade: Concetualização; Identificação de conceitos-chave relacionados com o turismo criativo;
2. O turismo criativo na gestão de destinos turísticos: Criatividade e Turismo no contexto dos destinos; Do Turismo Cultural ao Turismo Criativo – a mudança de paradigma; Indústrias Criativas;
3. Manifestações de Turismo Criativo: Turismo Criativo em contexto rural e urbano;
4. Boas práticas de aplicação de Turismo Criativo.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Participação, realização de trabalhos em aula, assiduidade - 10.0%
- - Trabalho de grupo - 40.0%
- - Testes escritos (20% + 30%) - 50.0%
- - Teste escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
FERREIRA, A. (2014). O Turismo como fator de regeneração e desenvolvimento de meios urbanos e rurais: do turismo cultural ao turismo criativo. In C. Costa, F. Brandão, R. Costa & Z. Breda (Eds), Turismo nos Países Lusófonos: Conhecimento, Estratégia e Territórios (pp. 85-99). Lisboa: Escolar Editora.
FUENTES, R., MORENO-GIL, S., GONZÁLEZ, C., & Ritchie, J. (2015). Cuadernos de Turismo, 35, 435-438.
GONÇALVES, J., SEABRA, C., & SILVA, C. (2017). Storytelling no Turismo Cultural: o poder do “Era uma vez. . . ”. Revista Turismo & Desenvolvimento, 27/28, 2171-2177.
PINE, J., & GILMORE, J. (1999). The experience economy. Boston: Harvard Business School Press.
RICHARDS, G. (2011). Creativity and Tourism – The State of the Art. Annals of Tourism Research, 38(4), 1225-1253.
RICHARDS, G. (2012). Tourism Development Trajetories – From Culture to Creativity? In M. Smith, & G. Richards (Eds), The Handbook of Cultural Tourism (pp. 297-303), London: Routdlege.
RICHARDS, G. (2014). Creativity and tourism in the city. Current Issues in Tourism, 17(2), 119–144.
TAN, S., KUNG, S., & LUH, D. (2013). A model of ‘creative experience’ in creative tourism. Annals of Tourism Research, 41, 153–174.