Design de Experiências Turísticas

Não aplicável

As matérias a lecionar serão concretizadas com recurso a aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, de forma a fomentar o debate, a pesquisa de temas e apresentação de diferentes estudos de caso, os quais deverão ser analisados e contextualizados na temática lecionada. Os casos de boas práticas serão, igualmente, valorizados para contexto de análise.

1. Compreender a importância e valorização dos recursos endógenos na gestão de destinos;

2. Identificar, a partir dos conceitos-base, as estratégias de ação a desenvolver no sentido de criar experiências inovadoras e critivas em contexto territorial;

3. Desenvolver nos alunos uma capacidade de auto-realização e autonomia na execução das tarefas para as quais são incumbidos, nomeadamente em termos de pesquisa, análise e utilização de conhecimentos;

4. Preparar os alunos para contextos práticos futuros no âmbito da gestão de produtos e experiências turísticas criativas no destino.

1. Turismo e Criatividade: Concetualização; Identificação de conceitos-chave relacionados com o turismo criativo;

2. O turismo criativo na gestão de destinos turísticos: Criatividade e Turismo no contexto dos destinos; Do Turismo Cultural ao Turismo Criativo – a mudança de paradigma; Indústrias Criativas;

3. Manifestações de Turismo Criativo: Turismo Criativo em contexto rural e urbano;

4. Boas práticas de aplicação de Turismo Criativo.

Exame
  • - Teste escrito - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho de grupo - 40.0%
  • - Participação, realização de trabalhos em aula, assiduidade - 10.0%
  • - Testes escritos (20% + 30%) - 50.0%

AGAPITO, D. (2021). Designing the tourist experience – the marketing perspective. In E. Sharpley (Ed.), Routledge Handbook of the Tourist Experience (535-548). Routledge.

FERREIRA, A. (2014). O Turismo como fator de regeneração e desenvolvimento de meios urbanos e rurais: do turismo cultural ao turismo criativo. In C. Costa, F. Brandão, R. Costa & Z. Breda (Eds), Turismo nos Países Lusófonos: Conhecimento, Estratégia e Territórios (pp. 85-99). Lisboa: Escolar Editora.

FUENTES, R., MORENO-GIL, S., GONZÁLEZ, C., & Ritchie, J. (2015). Cuadernos de Turismo, 35, 435-438.

GONÇALVES, J., SEABRA, C., & SILVA, C. (2017). Storytelling no Turismo Cultural: o poder do “Era uma vez. . . ”. Revista Turismo & Desenvolvimento, 27/28, 2171-2177.

PINE, J., & GILMORE, J. (1999). The experience economy. Boston: Harvard Business School Press.

RICHARDS, G. (2011). Creativity and Tourism – The State of the Art. Annals of Tourism Research38(4), 1225-1253.

RICHARDS, G. (2012). Tourism Development Trajetories – From Culture to Creativity? In M. Smith, & G. Richards (Eds), The Handbook of Cultural Tourism (pp. 297-303), London: Routdlege.

RICHARDS, G. (2014). Creativity and tourism in the city. Current Issues in Tourism, 17(2), 119–144.

RICHARDS, G. (2020) Designing Creative Places: The role of creative tourism. Annals of Tourism Research. Doi: https://doi.org/10.1016/j.annals.2020.102922

TAN, S., KUNG, S., & LUH, D. (2013). A model of ‘creative experience’ in creative tourism. Annals of Tourism Research, 41, 153–174.

ZHANG, Y., & XIE, P. (2019). Motivational determinates of creative tourism: a case study of Albergue art space in Macau. Current Issues in Tourism, 22(20), 2538-2549.