Design Editorial

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:

– Componente teórico-prática – exposição oral centrada nos conteúdos previstos e estudo e apresentação de obras/produções;

– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

 

6.2. Avaliação

 

6.2.1. Avaliação contínua

A avaliação contínua obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

Componente Teórico-prática (trabalho de grupo e projeto individual) – 35%

Componente Prática (trabalho de grupo e projetos individuais) – 65%.

 

6.2.2. Exame

A avaliação por exame obedecerá a critérios que serão explicitados no enunciado, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

Componente teórica – 25%;

Componente prática – 75%.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Adquirir conhecimentos sobre a metodologia de design editorial e as fases de desenvolvimento projetual, desde o briefing até à aprovação do projeto;

3.2 Aquisição de saberes teóricos, práticos, técnicos e estéticos necessários à comunicação visual de conceitos/ideias;

3.3 Domínio de conceitos e terminologias específicas na área disciplinar;

3.4 Saber analisar soluções alternativas num projeto de design editorial, tendo em conta a mensagem visual e a informação a transmitir a um determinado público-alvo;

3.5 Saber conceber, planificar, compor, editar e produzir um projeto editorial.

Programa

4.1. Design Editorial

4.1.1. Formato

4.1.2. Suporte

4.1.3. Sistemas de grelha

4.1.4. Layout

4.1.5. Tipografia

4.2. Publicações

4.2.1. Livro: componentes do livro e características da capa

4.2.2. Revista

4.2.3. Jornais

4.2.4. Outras publicações

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Componente Prática - 75.0%
  • - Componente Teórica - 25.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho de Grupo (componente prática) - 65.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ambrose, G. & Harris, P. (2018). Layout for Graphic Designers (Basics Design): An Introduction. Bloomsbury Visual Arts
Errea, J. (2018). Newspaper Design: Editorial Design from the World’s Best Newsrooms. Gestalten
Muller-Brockmann, J. (2012). Sistemas de retículas, Un manual para diseñadores gráficos. Editoral Gustavo Gili.
Poulin, R. (2018). Design School: Layout: A Practical Guide for Students and Designers: 1. Rockport Publishers
Shaoqiang, W. (2019). Page Design: Printed Matter and Editorial Design. Promopress
Shaoqiang, W. (2022).New page design. Layout and editorial design. Hoaki
Weiming, H. (2017). Flipping Pages Details in Editorial and Page Layout Design. ‎ Gingko Press