Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 40 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.
Componentes de avaliação e pesos
Avaliação contínua
Os trabalhos a realizar serão em número máximo de 5 e a avaliação obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos na avaliação global:
– Componente Teórica (trabalho de grupo) – 25%;
– Componente Teórico-Prática (projetos individuais) – 25%;
– Componente Prática (projetos individuais) – 50%.
Exame
Componente Teórica – 35%;
Componente Prática – 65%.
Resultados de Aprendizagem
3.1 Compreender conceitos e princípios aplicados ao design de espaços/ambientes em multicontexto.
3.2 Interpretar o espaço enquanto objeto de comunicação no quadro de relações objetivas, subjetivas e interdisciplinares.
3.3 Reconhecer a importância de elementos compositivos do espaço/ambiente na definição da sua identidade.
3.4 Conceber projetos de espaços/ambientes que atendam ás suas diferentes componentes.
Programa
4 Conteúdos programáticos 4.1 Design de Espaços/Ambientes
4.1.1 Conceitos de espaço e ambiente
4.1.2 Princípios gerais de design de espaços e de ambientes
4.1.3 Design e (multi)contexto
4.2 Espaço e comunicação
4.2.1 Relações formais e funcionais
4.2.2 (In)Tangibilidade e simbolismo.
4.2.3 Relações interdisciplinares
4.3 Design e identidade espacial
4.3.1 Estrutura e forma t
4.3.2 Luz natural e artificial
4.3.3 Composição e (des)harmonia
4.4 Práticas projetuais
4.4.1 Programa e proposta
4.4.2 Caderno de encargos
4.4.3 Comunicação do projeto
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Componente prática - 50.0%
- - Componente teórica - 25.0%
- - Componente teórico-prática - 25.0%
- - Componente teórica - 35.0%
- - Componente prática - 65.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Brown, R. & Farrelly, L. (2014). Materiais no design de interiores. Gustavo Gili.
Cassau, B. (2021). Retail Design: Espaços onde as marcas atraem e envolvem os consumidores. Kindle Edition.
Ferrara, L. (2002). Design em espaços. Edições Rosari.
Grimley, C. & Love, M. (2012). Color, espacio y estilo. Detalles para diseñadores de interiores. Editorial Gustavo Gili.
Gurgel, M. (2020). Projetando espaços: design de interiores. Kindle Edition.
Heskett, J. (2005). El diseño en la vida cotidiana. Editorial Gustavo Gili.
Higgins, I., Moxon, S., Brown, R. & Malcolm, I. (2015). Planejar espaços para o design de interiores. Editorial Gustavo Gili.
Lidwell at al (2011). Princípios universales de diseño. Blume.
Neufert, E. (2013). A arte de projetar em arquitetura, 18.ª edição. Editorial Gustavo Gili.
Panero, J. & Zelnik, M. (2002). Dimensionamento humano para espaços interiores. Gustavo Gili.
Phillips, P. (2009). Briefing: a gestão do projeto de design. Editora Blucher.