Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino promotoras de autonomia no estudo e integração dos saberes teóricos e práticos. As matérias e fontes bibliográficas são apresentadas em aulas expositivas e dialogadas. Os alunos elaboram trabalhos relativos à aplicação das matérias teóricas à intervenção profissional.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer as especifidades das diversas modalidade dos desportos de combate (e.g., judo, jiu-jitsu, karaté) relativas à sua origem e desenvolvimento histórico, enquadramento institucional actual, regras, espaços e apetrechos adequados a contextos de lazer e competitivos.
2. Saber descrever os princípios básicos das nas diferentes situações de prática, organizar o processo de avaliação, diagnóstico e correção dos gestos técnicos básicos, avaliar e prescrever exercícios para desenvolver técnica e taticamente praticantes iniciantes e intermédios.
3. Conhecer a base das técnicas, os princípios táticos básicos, o desenvolvimento de praticantes iniciantes e intermédios, e os princípios de treino mental, aplicados aos diferentes níveis, e escalões dos praticantes das diversas modalidades dos desportos de combate.
4. Saber aplicar os princípios básicos da preparação física nas diversas modalidades dos desportos de combate, organizar diferentes abordagens para o desenvolvimento de habilidades, e estruturar as sessões de treino de acordo com as características físicas dos praticantes e as necessidades das diversas modalidades dos desportos de combate.
5. Conhecer os elementos de base, os elementos que definem o trabalho do treinador, os elementos que caraterizam os praticantes iniciantes e intermédios, e os elementos, estrutura e estratégias específicas das diversas modalidade dos desportos de combate
Programa
1. Caracterização das diversas modalidades dos desportos de combate no contexto geral dos desportos.
2. Enquadramento histórico e institucional das diversas modalidades dos desportos de combate.
3. Regras, espaços e apetrechos das diversas modalidades dos desportos de combate.
4. Gestos técnicos, dinâmica e tácticas das diversas modalidades dos desportos de combate.
5. Preparação física para as diversas modalidades dos desportos de combate fundamentada nos conhecimentos da fisiologia do exercício e metodologia do treino desportivo.
6. Pedagogia e didáctica das diversas modalidades dos desportos de combate: fases de progressão do ensino dos gestos técnicos e comportamentos tácticos.
7. Exercícios para aprendizagem e treino: cargas de treino associadas aos exercícios de treino das diversas modalidades dos desportos de combate.
8. Planeamento e orientação de sessões de treino das diversas modalidades dos desportos de combate: modelos de planos de treino
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Desempenho motor - 50.0%
- - Frequência - 40.0%
- - atividades complementares - 5.0%
- - Assiduidade e Participação - 5.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- Dias, J. (2002). Manual de treinador nível I. A intervenção pedagógica no karaté. Lisboa FPK
- Figueiredo, A. (1987). O significado actual do karaté- arte marcial/desporto de combate. Revista Horizonte, 22 (IV)
- Kano, J. (2001). Judo Kodokan. New York : Kodansha International.
- Neves, J. (2009). Contributos para o ensino e treino do karaté: A opinião de 3 sensei. FD – UP.
- Reay, T. (1990). Guia prático do Judo. Lisboa: Editorial Presença.
- SHAPE (2015). Karaté: A Smart PE Moves Lesson Plan. Champaign: Human Kinetics.