Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos TP são desenvolvidos através de métodos expositivos, sala de aula invertida, e aprendizagem baseada em problemas/projetos. Os conteúdos PL são apresentados através da demonstração, observação/correção, experimentação/reflexão, saídas de campo, e aprendizagem cooperativa e colaborativa.
Esta unidade curricular eminentemente prática terá a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os seguintes itens:
1) Avaliações TP (40% )
2) Avaliações PL (60%)
Ao abrigo do ponto 8 do 13º artigo do Regulamento Académico do 1º Ciclo de Estudos da ESE-IPC, o estudante deverá cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame de recurso: ter participado na saída de campo de montanhismo, ter uma classificação mínima de 30% no item 2).
O exame constará exclusivamente de uma prova TP (100%).
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver conhecimentos, capacidades e competências ao nível do enquadramento histórico, conceptual e organizacional relacionadas com as Desportos e Atividades de Natureza (DAN), de forma a que os estudantes possam:
1. Análise crítica das tendências históricas, sociais e culturais, que deram origem a estas práticas e a sua evolução em diferentes países, mais concretamente em Portugal;
2. Contextualização e articulação dos principais conceitos dos Desportos e AtividadesAquáticas (DAA);
3. Identificação do perfil, das funções e da formação dos profissionais em DAA;
4. Compreensão e análise do enquadramento legal dos DAA;
5. Aplicação dos instrumentos metodológicos de planeamento e gestão de programas, projetos e eventos de DAA;
6. Promoção e dinamização de DAA ao nível da iniciação, com especial enfoque na Canoagem, Canyoning e Stand up Paddle (SUP).
Programa
1. INTRODUÇÃO AOS DESPORTOS E ATIVIDADES AQUÁTICAS (DAA):
1.1. Origem, conceitos e características;
1.2. O perfil, funções e formação dos profissionais em DAA;
1.3. O enquadramento legal dos DAA;
1.4. Organização e gestão de DAA;
2. CANOAGEM:
2.1. Origem, conceitos e características;
3.2. Materiais e equipamentos;
2.3. Técnicas de progressão na canoa/kayak;
2.4. Aspetos gerais de segurança;
2.5. Prática de canoagem em águas «lisas»;
3. CANYONING:
3.1. Origem, conceitos e características;
3.2. Material individual e coletivo;
3.3. Técnicas de progressão;
3.4. Manobras básicas;
3.5. Aspetos gerais de segurança;
3.6. Prática de canyoning;
4. STAND UP PADDLE:
4.1. Origem, conceitos e características;
4.2. Materiais e equipamentos;
4.3. Técnicas de progressão em SUP;
4.4. Aspetos gerais de segurança;
4.5. Prática de SUP em águas «lisas»;
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Frequência - 40.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
American Canoe Association. (2013). Essentials of River Kayaking. Springfield: American Canoe Association.
Escuela Española de Alta Monatña (2005). Técnico Deportivo en Barrancos. Zaragoza: Barrabés.
Ford, K. (1995). Kayaking. Champaign: Human Kinetics.
Casey, R. (2011). Stand Up Paddling: Flatwater to Surf and Rivers. Seatle: The Mountaineers Books.
Guillion, L. (1994). Canoeing. Champaign: Human Kinetics.
Jeffrey, D., & McDaniel, T. (2010). Canyoneering Anchors and Basic Rope Systems. Bloomington: Author House.
Matos, B. (2006). The Practical Guide to Kayaking & Canoeing. London: Hermes House.