Desportos e Atividades Aquáticas

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos TP são desenvolvidos através de métodos expositivos, sala de aula invertida, e aprendizagem baseada em problemas/projetos. Os conteúdos PL são apresentados através da  demonstração, observação/correção, experimentação/reflexão, saídas de campo, e aprendizagem cooperativa e colaborativa.

 

Esta unidade curricular eminentemente prática terá a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os seguintes itens:

1) Avaliações TP (40% )

2) Avaliações PL (60%)

 

Ao abrigo do ponto 8 do 13º artigo do Regulamento Académico do 1º Ciclo de Estudos da ESE-IPC, o estudante deverá cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame de recurso: ter participado na saída de campo de montanhismo, ter uma classificação mínima de 30% no item 2).

O exame constará exclusivamente de uma prova TP (100%).

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver conhecimentos, capacidades e competências ao nível do enquadramento histórico, conceptual e organizacional relacionadas com as Desportos e Atividades de Natureza (DAN), de forma a que os estudantes possam:

1. Análise crítica das tendências históricas, sociais e culturais, que deram origem a estas práticas e a sua evolução em diferentes países, mais concretamente em Portugal;

2. Contextualização e articulação dos principais conceitos dos Desportos e AtividadesAquáticas (DAA);

3. Identificação do perfil, das funções e da formação dos profissionais em DAA;

4. Compreensão e análise do enquadramento legal dos DAA;

5. Aplicação dos instrumentos metodológicos de planeamento e gestão de programas, projetos e eventos de DAA;

6. Promoção e dinamização de DAA ao nível da iniciação, com especial enfoque na Canoagem, Canyoning e Stand up Paddle (SUP).

Programa

1. INTRODUÇÃO AOS DESPORTOS E ATIVIDADES AQUÁTICAS (DAA):

1.1. Origem, conceitos e características;

1.2. O perfil, funções e formação dos profissionais em DAA;

1.3. O enquadramento legal dos DAA;

1.4. Organização e gestão de DAA;

2. CANOAGEM:

2.1. Origem, conceitos e características;

3.2. Materiais e equipamentos;

2.3. Técnicas de progressão na canoa/kayak;

2.4. Aspetos gerais de segurança;

2.5. Prática de canoagem em águas «lisas»;

3. CANYONING:

3.1. Origem, conceitos e características;

3.2. Material individual e coletivo;

3.3. Técnicas de progressão;

3.4. Manobras básicas;

3.5. Aspetos gerais de segurança;

3.6. Prática de canyoning;

4. STAND UP PADDLE:

4.1. Origem, conceitos e características;

4.2. Materiais e equipamentos;

4.3. Técnicas de progressão em SUP;

4.4. Aspetos gerais de segurança;

4.5. Prática de SUP em águas «lisas»;

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

American Canoe Association. (2013). Essentials of River Kayaking. Springfield: American Canoe Association.

Escuela Española de Alta Monatña (2005). Técnico Deportivo en Barrancos. Zaragoza: Barrabés.

Ford, K. (1995). Kayaking. Champaign: Human Kinetics.

Casey, R. (2011). Stand Up Paddling: Flatwater to Surf and Rivers. Seatle: The Mountaineers Books.

Guillion, L. (1994). Canoeing. Champaign: Human Kinetics.

Jeffrey, D., & McDaniel, T. (2010). Canyoneering Anchors and Basic Rope Systems. Bloomington: Author House.

Matos, B. (2006). The Practical Guide to Kayaking & Canoeing. London: Hermes House.