Didáctica do Português II

Não se aplica.

Esta unidade curricular é tributária da anterior, Didática do Português I. Pressupõe o conhecimento metalinguístico, o ensino do conhecimento explícito da língua e de competências de escrita, de leitura, de  oralidade e  de educação literária.

A sua base assenta, pois, em competências essenciais no ensino-aprendizagem do Português para o 2º ciclo do ensino básico.

Assim, este módulo articula-se com todas as unidades curriculares da licenciatura em Educação Básica na área do Português mas, em especial, com as UC de Português, os seminários interdisciplinares e a prática educativa deste ciclo de estudos.

A orientação da disciplina é maioritariamente prática, e visa a lecionação e ensaio de unidades didáticas.

1. Identificar os atuais desafios sobre o ensino-aprendizagem da língua materna no 2º CEB;

2. Conhecer os documentos normativos que regem a prática pedagógica, nomeadamente as Aprendizagens Essenciais de Português para o 2º Ciclo do Ensino Básico em conformidade com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;

3. Estabelecer e compreender a relação entre o ensino e aprendizagem da língua materna e de outras áreas disciplinares;

4. Compreender a interdependencia entre os desenvolvimentos integrados das competências da oralidade, da leitura centrada predominantemente em textos orientados para informar, expor e/ou explicar, da educação literária, da escrita e da competência gramatical;

5. Dominar métodos e estratégias de ensino diversificados e adequados a este ciclo de ensino;

6. Planificar unidades didáticas, aulas e atividades para o 2º Ciclo do Ensino Básico;

7. Reconhecer e problematizar o papel dos manuais escolares no atual contexto educativo.

1.              Aprendizagens Essenciais de Português para o 2º Ciclo do Ensino Básico: conteúdos e domínios;

2.              Planificaçao de unidades didáticas, aulas e atividades destinadas ao 2º ciclo:

2.1.          Oralidade

2.2.          Leitura

2.3.          Escrita

2.4.          Gramática

3.              A educação literária e a leitura de textos literários: enquadramento teórico vs. Didática da leitura literária;

3.1. Atividades com e sobre os textos literários;

4.              Construção de instrumentos e materiais didáticos;

5. Os manuais escolares de Português: alcance, limitações e perspetivas de uso.

Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%
Exame
  • - Exame - 25.0%
  • - Planificação Tarefa Prática - 75.0%

Custódio, Pedro Balaus, Correia, Isabel Sofia Calvário. (2021).Educação literária no 2º ciclo do ensino básico. Propostas para alunos surdos e ouvintes. Lisboa: ExLibris.

Custódio, Pedro Balaus, Correia, Isabel Sofia Calvário, Dias, Susana Cristina Alves Dias, Ornelas, Susete de Góis. (2021). Língua e Literatura. Lisboa: Sitio do Livro.

Custódio, Pedro Balaus, Ramos, Helena. (2021). A formação de leitores no 1º ciclo do ensino básico: mudanças e novos rumos. Catu-Bahia: Bordô-Grená.

Taufer, Adauto Locatelli (Org.). Custódio, Pedro Balaus, Ramos, Wellington Furtado. (2021). Mediação de leitura literária e formação de leitores: Ensino fundamental I.  Jundiaí- São Paulo: Paco Editorial.

Taufer, Adauto Locatelli (Org.). Custódio, Pedro Balaus, Ramos, Wellington Furtado. (2022). Mediação de leitura literária e formação de leitores: Ensino fundamental II.  Jundiaí-São Paulo: Paco Editorial.