Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas expositivas serão escassas promovendo-se o debate, a partilha e os trabalhos de grupo e laboratório.
Resultados de Aprendizagem
1. Definir o campo concetual e de trabalho da didática
2. Identificar os principais vetores de investigação no âmbito do ensino da didática das línguas gestuais/sinais
3. Reconhecer os domínios essenciais do ensino aprendizagem da LGPpara o 1 e 2 cebs
4. Planificar aulas a longo, médio e curto prazo
5. Conhecer e refletir sobre os documentos reguladores no âmbito da LGP como LM/L1
6. Produzir e aplica materiais didáticos para aplicação no 1 e 2 CEB
Programa
1. Didática das línguas de sinais
1.1 Âmbito e objeto da Didática da LGP no 1 e 2 cebs
1.2 Fundamentos e conceitos-chave
1.3 Documentos reguladores: Programas Curriculares e legislação
1.4- Articulação desses Programas no contexto das EREBAS.
2. Desenvolvimento da linguagem: contextos, atividades e materiais
2- Problematização do Lugar da LGP como L1/LM
3- Apresentação de alguns materiais didáticos e sua pertinência.
3.1- Planificar
3.2- Planificar a longo, médio e curto prazo
3.3-Criar e aplicar materiais didáticos em aula
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - apresentação em LGP de propostas de aula - 50.0%
- - teste escrito (planificações de aula) - 50.0%
- - exame escrito e em LGP - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Ana Mineiro & Patrícia Carmo. (2016) Língua Gestual de São Tomé e Príncipe: retrato dos primeiros gestos. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, 11, 161-182
Afonso, Carlos (2007). Reflexões sobre a Surdez: A Problemática Específica da Surdez. A Educação de Surdos. Vila Nova de Gaia: Edições Gailivro.
CAVACO,F (coord), Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa. Ensino Pré-Escolar e Básico, DGIDC, M.E, 2007.
CAVACO, F (coord), Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa. Ensino Secundário, DCGIDC, ME, 2007.
Correia, Isabel (2016) “Línguas e Linguagens. Língua Gestual Portuguesa e Português”. Educação Especial. Contributos para a Educação, EXEDRA, nº temático, disponível em
http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2016/02/07.pdf
Singer, Murray. 2014. Inference processes. In Psychology of Language. An Introduction to Sentence and Discourse Processes (2a ed.). New York: Psychology Press, 167‐189.