Didática da LGP para Ouvintes

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas expositivas serão escassas promovendo-se o debate, a partilha e os trabalhos de grupo e laboratório.

Resultados de Aprendizagem

Os principais objetivos desta UC são os de preparar os alunos para a aquisição de competências didáticas para com estudantes ouvintes. Uma vez que alguns dos alunos já possuem conhecimentos no âmbito da análise e produção de materiais bilingues e da história da Língua Gestual Portuguesa, prevê-se que possam ser capazes de dar aulas a estudantes ouvintes. Para além destas competências, é fundamental que os alunos possam criar materiais didáticos para este público alvo. Pretende-se de igual modo preparar os alunos para o uso de várias estratégias didáticas, tendo em consideração diferentes tecnologias e metodologias. Os alunos deverão ainda ter competências para adaptar materiais didáticos já existentes tendo a premissa de que os estudantes ouvintes irão iniciar o contato com a língua e a cultura surda nestes momentos.

Programa

Os conteúdos programáticos são:

Planificação da formação para o ensino a ouvintes;

O ensino para ouvintes: estratégias e materiais;

A adaptação de materiais didáticos para alunos ouvintes;

Técnicas de ensino da LGP;

A importância da cultura surda no ensino da LGP a alunos ouvintes;

Especificidades da avaliação de LGP ensinada a alunos ouvintes.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - planificação e simulação de uma aula de LGP com a duração de 45 minutos para alunos ouvintes - 60.0%
  • - planificação de uma formação para ouvintes, de acordo com o nível definido - 20.0%
  • - este escrito e/ou em LGP - 20.0%
Exame Final
  • - teste escrito e em LGP - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Correia, I.; Cardoso, A. (2014) A Princesa da Terra, do Mar e do Céu. ESEC. (Livro bilingue).

Correia, I. (2016) O bebé perfeito. Recortar Palavras

“Escrever bilingue: ver o mundo a duas mãos”. Em www.porsinal.pt, disponível em http://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artd&idart=287

IDEM“Ler bilingue: a importância de livros inclusivos na Educação”, em www.porsinal.pt, disponível em http://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artd&idart=229

IDEM com Alves, Cidália (org.): Da Teoria à Prática: A Voz dos Usuários da Língua gestual Portuguesa, Custóias, Associação dos Tradutores, 2013

Silva, G. (2012) “Olhos que ouvem… Mãos que falam. Aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa por parte de Alunos Ouvintes”. Em exedrajournal.com, disponível em http://www.exedrajournal.com/exedrajournal/wp-content/uploads/2013/01/30-numero-tematico-2012.pdf