Didática do Português I

N/A

De acordo com o Artº 32 do Regulamento Académico, esta unidade unidade curricular, pela natureza das competências definidas, os alunos podem optar pela modalidade de avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios e procedimentos:

A avaliação resulta da elaboração de dois trabalhos teórico-práticos, com o peso total de 100% na nota final (50%+50%).

Ambos se baseiam na produção de materiais didáticos para a promoção e desenvolvimento dos diferentes domínios consagrados no Programa.

A apresentação e metodologia de avaliação é realizada durante a aula, mediante calendário a combinar com os alunos.

A valoração é equitativa:

Trabalho 1 – 50.0%

Trabalho 2 – 50.0%

No caso de o aluno pretender apresentar-se a exame, deverá cumprir duas condições específicas:

a) a 1ª ser submetido a uma comprovação teórica dos conteúdos lecionados ao longo do semestre (25%) e

b) a 2ª, elaborar um plano de aula (75%).

1. Saber promover a aquisição de competências discursivas;
2. Fomentar a aquisição e desenvolvimento de competências textuais;
3. Identificar as competências necessárias ao processo de compreensão leitora;
4. Promover a construção de textos adequados às várias finalidades comunicativas;
5. Reconhecer os critérios de escolha do corpus textual;
6. Selecionar textos de acordo com critérios pré-estabelecidos;
7. Caracterizar e identificar as competências no processo de compreensão leitora;
8. Selecionar estratégias de promoção da compreensão;
9. Compreender os modos de utilização de terminologias linguístico-gramaticais;
10. Analisar criticamente o programas de Português do Ensino Básico e as metas curriculares;
11. Comentar textos de tipologias variadas na perspetiva do ensino da gramática.

1. Português e didática do Português: contiguidades e interseções
1.1. A inseparabilidade entre o ensino da língua e da literatura
1.2. Orientações: Programa de Português, metas curriculares, aprendizagens essenciais
2. Atividades e estratégias de desenvolvimento da língua nos domínios: fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos
3. As orientações das metas curriculares: sentidos e objetivos
3.1. O discurso oral e o discurso escrito: produção e análise em contexto de ensino
3.2. O domínio da leitura e da escrita
3.3. A gramática
3.4. A educação literária
3.5. A fusão didática dos domínios em contexto letivo.
4. Leitura informativa, leitura funcional e leitura literária
4.1. Especificidades didáticas no ensino da leitura literária no Básico
4.2. Estratégias de promoção da competência leitora e a importância da dimensão estética da língua no desenvolvimento da competência linguística
5. Produção de materiais didáticos.

Exame
  • - Exame - 25.0%
  • - Plano de Aula - 75.0%
Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%

Buescu, H. C., Morais, L. C., Silva, M. G. e Rocha, M. R. (2015). Programa e metas curriculares de Português- Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência. Lisboa: Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular:
Dias, Maria. (2013). O papel da consciência fonológica nas Dificuldades Específicas de Leitura e (DELE): na perspectiva dos docentes do 1o CEB. Lisboa.
Gonçalves, Cristina. (2014). As competências literácitas no Ensino Básico- Aprendizagens (Im) Perfeitas em Escrita e Leitura. Universidade da Beira interior. Covilhã. Hargreaves,
Mendes, H. (2014). Os resultados dos alunos portugueses no PISA 2012: uma perspectiva comparada. Observatório permanente da juventude (OPJ).
Ripoll, Juan Cruz (2019). Manual Practico para el Desarrollo de la Comprensión Lectora. Madrid: EOS.
Sá, C. M., Lima, H. (2015). Transversalidade IV: contributos do manual de português. U.A.