Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento dos princípios orientadores do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diversas tipologias de métodos apropriados a cada tipo de conteúdo:
-Aulas teórico-práticas, participadas pelos estudantes, que visam a revisão de conceitos;
-Seminário para promover o debate dos referidos conceitos e perspetivas;
-Análise crítica de casos relacionados com os assuntos abordados nas aulas;
-Elaboração de trabalhos de projeto sob orientação;
-Apresentação oral e discussão de trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Como resultado do processo de ensino-aprendizagem, o estudante:
1. Desenvolve competências de análise crítica e síntese sobre temas relacionados com o desenvolvimento sustentável;
2. Desenvolve uma atitude reflexiva, esclarecida e pragmática perante instituições, textos e realidades pertinentes no âmbito da cultura científica;
3. Aperfeiçoa competências de comunicação oral e escrita em contexto académico e profissional;
4. Adquire capacidade de produção de materiais, conteúdos e eventos comunicacionais no âmbito da educação para a sustentabilidade;
5. Compreende a utilização das redes sociais como ferramenta educacional e de comunicação no âmbito do desenvolvimento sustentável e prepara conteúdos didáticos para uso em redes sociais.
Programa
1. Clarificação dos conceitos de “ambiente”, “desenvolvimento sustentável” e “conservação”;
– Evolução e mudanças de paradigma;
– Tipologias textuais pertinentes para a área de estudo:
– Artigo científico e textos de divulgação científica: potencial e limitações.
2. Ciência moderna e cultura científica:
– A educação para a sustentabilidade nos sistemas de educação formal e não-formal – diferentes agentes;
– Instrumentos de intervenção: Agenda 2030, Carta da Terra e outros;
– Exemplos de boas práticas no caso português.
3. Estruturação de relatórios; artigo científico e apresentações orais em congressos.
4. Elaboração de projetos de educação para a sustentabilidade para públicos diversos em diferentes vias de mediação.
5. A utilização das redes sociais como instrumento educativo. Preparação de materiais para as redes sociais relacionadas com o desenvolvimento sustentável.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia de base:
Agência Portuguesa do Ambiente. Educação Ambiental para a Sustentabilidade. https://apambiente.pt/apa/educacao-ambiental
Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em https://ods.imvf.org/wp-content/uploads/2018/12/Recursos-ods-objetivos-aprendizagem.pdf
Huckle, J. & Wals, A. (2015). The UN Decade of Education for Sustainable Development: business as usual in the end. Environmental Education Research, 21, 3, 491-505.
Jickling, B. & Wals, A. (2012). Debating Education for Sustainable Development 20 Years after Rio. A conversation between Bob Jickling and Arjen Wals. ESD in Higher Education, the Professions and at Home. Los Angeles: Sage Publications, 6 (1), 49-57
Little, A. & Green, A. (2009). Successful globalization, education and sustainable development. International Journal of Educational Development, 29, 166-174.
O’Flaherty, J. & Liddy, M. (2017). The impact of development education and education for sustainable development interventions: a synthesis of the research. Environmental Education Research, 2018 24, 07, 1031–1049.
UNESCO (2016). Asia-Pacific Education Research Institutes Network (ERI-NET) ERI-Net’s Framework on transversal Competencies. In Crae, E.; Luo, R. Assessment of Transversal Competencies: Policy and Practice in the Asia-Pacific Region. UNESCO and UNESCO Bangkok Office, pp.11.
Bibliografia complementar:
Vários estudos de caso (artigos ou projetos) relacionados com a comunicação para a sustentabilidade, que a docente distribuirá em cada semestre letivo, tendo em conta os mais recentes e interessantes casos transversais aos vários setores da sociedade.