Direito do Emprego e Contratação Pública

É recomendável que os discentes tenham alguns conhecimentos jurídicos de base, pelos menos de introdução ao direito ou enquadramento jurídico.

As aulas serão eminentemente expositivas, sendo a prelecção por parte da docente acompanhada de diapositivos, vídeos e textos a serem discutidos em sede de sala de aula.

Considerando que estamos perante uma UC do 2.º ano da licenciatura, tal implica que exista alguma iniciativa participativa por parte dos discentes, a qual será incentivada pela docente, nomeadamente através de questões colocadas em sede de sala de aula, com reflexos orais e escritos. Será ainda proporcionada a resolução de hipóteses práticas sobre ambas as secções das matérias.

Com a presente UC os discentes adquirirão competências em duas áreas distintas do Sector Público, embora o escopo se prenda com a contratação em geral.

Em primeiro lugar serão abordados temas referentes às relações laborais no sector público, onde os discentes apreenderão conceitos e concretização de vínculos de foro laboral.

Face à matéria lecionada, os discentes ficarão aptos a analisar os diversos tipos de vínculos laborais, distinguindo-os e relacionando-os com os demais existentes no ordenamento jurídico português. Ficarão ainda aptos a reconhecer os direitos e deveres dos trabalhadores em funções públicas.

Numa segunda fase, os discentes apreenderão conceitos atinentes aos diversos tipos de contratos públicos e sua inserção no Direito Financeiro Público.

Ficarão, assim, aptos a reconhecer os diversos tipos de contratos públicos existentes e seu relacionamento com o orçamento de Estado, sem perder de vista os princípios e objectivos constitucionais e legais que lhe são atinentes.

Quanto ao Direito do Emprego Público

1. Introdução à relação jurídico-laboral no sector privado e no sector público

1.1. Fontes de Direito do Trabalho

1.1.1. Breve Análise do Código do Trabalho

1.1.2. Análise introdutória da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas

1.1.3. A Constituição da República Portuguesa; O Direito da União Europeia e o Direito Internacional

2. O vínculo laboral

2.1. O contrato de trabalho no Código do Trabalho

2.1.1. Análise do âmbito objectivo e subjectivo

2.1.2. O contrato de prestação de serviços

2.1.3. Direitos e deveres dos trabalhadores

2.2.  O vinculo jurídico resultante da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas

2.2.1. Análise do âmbito objetivo e subjetivo da relação jurídica de emprego público

2.2.2. Modalidades de vínculo de emprego público

4.5. Procedimento de negociação

4.6. Diálogo concorrencial

4.7. Parceria para a inovação

– Amado, João Leal, Contrato de Trabalho – Noções Básicas, 3.ª Edição, Coimbra: Almedina, 2021;

– Amado, João Leal, et alli, Direito do Trabalho – Relação Individual, Coimbra: Almedina, 2019;

– Amaral, Diogo Freitas do, Curso de Direito Administrativo, Vols. 1 e 2, Coimbra: Almedina, 2018;

– Andrade, José Carlos Vieira de, A Justiça Administrativa, Coimbra: Almedina, 2018;

– Carvalho, Aleida Vaz de, A Relação Jurídica de Emprego Público, Lisboa: Gestlegal, 2021;

– Fonseca, Isabel Celeste, “O posto de trabalho e a mobilidade concorrencial como instrumentos jurídicos de tutela dos direitos do trabalhador público”, in: Trabalho em funções públicas em tempos de crise: que direito(s)?: Atas das I Jornadas de direito do emprego público / [coordenadora];

– Gonçalves, Pedro Costa – Direito dos Contratos Públicos, Coimbra: Almedina, 2021;

– Magalhães, Filipa Matias, Manual do Emprego Público, Vida Económica, 2018;

– Mealha, Esperança, Jurisprudência Recente do TJUE sobre contratação pública, in Revista Julgar, n.º35,Maio/Agostode2018,Coimbra:Almedina;

– Neves, AF – “O direito de negociação coletiva dos trabalhadores públicos no direito europeu”, in Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Carlos Pamplona Corte-Real, Almedina, 2016, pp. 451-476;

– Sánchez, Pedro Férnandez, Estudos sobre ContratosPúblicos,Lisboa:AAFDL,2019;

– Tavares, Gonçalo Guerra, Comentário ao Código dos Contratos Públicos, Coimbra: Almedina, 2019.