Direito e Contratação Pública

Considerando que estamos perante uma Unidade Curricular introdutória no Ciclo de Estudos em questão, não são requeridos – especificamente – conhecimentos de base, não obstante se revelar profícuo alguns conhecimentos de foro jurídico. De qualquer modo, uma vez que os/as discentes poderão ter backgrounds académicos diferentes, cujos programas/planos curriculares se desconhece, são transmitidas algumas noções introdutórias de direito e referentes ao Estado Social.

As aulas serão eminentemente expositivas, sendo a prelecção por parte da docente acompanhada de diapositivos, vídeos e textos a serem discutidos em sede de sala de aula.

Considerando que estamos perante uma do 2.º ciclo de estudos, tal implica que exista alguma iniciativa participativa por parte dos discentes, a qual será incentivada pela docente, nomeadamente através de questões colocadas em sede de sala de aula, com reflexos orais e escritos. Será ainda proporcionada a resolução de hipóteses práticas sobre a matéria lecionada, baseada na jurisprudência nacional e europeia.

A discussão será igualmente fomentada em jeito grupal, por mor das apresentações de trabalhos incumbidas aos discentes.

Com a presente UC os/as discentes adquirirão competências numa área muito específica do Sector Público, cujo escopo se prende com a contratação de bens e serviços, excluindo o emprego.

Os/os alunas/os ficarão aptos a reconhecer os diversos tipos de contratos públicos existentes e seu relacionamento com o orçamento de Estado, sem perder de vista os princípios e objectivos constitucionais e legais que lhe são atinentes.

A. Introdução ao Direito

4.5. Procedimento de negociação

4.6. Diálogo concorrencial

4.7. Parceria para a inovação

5. Breve excurso sobre a corrupção.

Principal: Raquel Carvalho, Contratação Pública, AAFDL, 2021

Opcional

– Amaral, Diogo Freitas do, Curso de Direito Administrativo, Vols. 1 e 2, Coimbra: Almedina, 2018;

– Andrade, José Carlos Vieira de, A Justiça Administrativa, Coimbra: Almedina, 2018;

– Gonçalves, Pedro Costa – Direito dos Contratos Públicos, Coimbra: Almedina, 2021;

– Henriques, Miguel Gorjão, Direito da União – História, Direito, Cidadania, Mercado Interno e Concorrência, Coimbra: Almedina, 2019, 9.ª edição, Reimpressão 2022;

–  Marques, Maria Manuel Leitão, et. ali, Manual de Introdução ao Direito – saber Direito para entender o Mercado, Coimbra: Almedina, 2018, 2.ª Edição;

– Mealha, Esperança, Jurisprudência Recente do TJUE sobre contratação pública, in Revista Julgar, n.º 35, Maio/Agosto de 2018, Coimbra: Almedina;

– Sánchez, Pedro Férnandez, Direito da Contratação Pública Vols. I e II, Lisboa: AAFDL, 2020;

– Tavares, Gonçalo Guerra, Comentário ao Código dos Contratos Públicos, Coimbra: Almedina, 2021;