Dissertação

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos adquiridos na componente letiva

Métodos de Ensino

 

Tratando-se de uma Unidade não letiva, o “Método de Ensino” não será aplicável.

Contudo, o Regulamento do 2º Ciclo do IPC, no geral, e o Regulamento dos Cursos do 2º Ciclo (Mestrados) do ISCAC, na secção Dissertação, definem algumas considerações quanto à Orientação dos trabalhos.

Acresce ainda a implementação de uma Metodologia de Motivação consubstanciada na realização de um ciclo de aulas abertas, em cada edição do Mestrado. Estas realizam-se num regime de frequência livre e decorrem durante os trimestres lectivos.

Resultados de Aprendizagem

O principal objetivo desta unidade curricular reside no desenvolvimento de trabalho de investigação numa das áreas científicas do Mestrado em Sistemas de Informação de Gestão, MSIG.

Como objetivos específicos pretende proporcionar um estudo aprofundado sobre os métodos e práticas de
investigação em SIG e ajudar a compreender e ultrapassar com sucesso as diversas etapas do processo de investigação científica.

Em termos de competências, os alunos desenvolvem:

– a capacidade de investigação;
– a análise sistemática e o espírito crítico;
– a escrita científica (artigos, relatórios, entre outros);
– a capacidade de exposição científica.

Programa

 

Tratando-se de uma Unidade não letiva, o “Programa” não será aplicável, no sentido estrito dos conteúdos definidos para lecionação na UC. 

O Regulamento dos Cursos do 2º Ciclo (Mestrados) do ISCAC, nos artigos da secção Dissertação, define: os Objetivos e duração da Dissertação, bem assim como a Orientação dos trabalhos.

A Unidade não letiva de Dissertação possui, para cada um dos mestrandos, um o plano de trabalhos vertido nas propostas submetidas, após apreciação pelo seu orientador e coorientador, caso exista.
A proposta de Dissertação é sujeita a aprovação pelo Conselho Técnico-Científico, sob apreciação prévia e subsequente indicação da Comissão Científica do Mestrado.

Ao plano de trabalhos de cada Mestrando acresce, com intuito agregador, a proposta de um programa de aulas abertas, que procura motivar os alunos e criar oportunidades de desenvolvimento para os trabalhos científicos e técnico-científicos. O programa possui uma distribuição que privilegia a realização de 3 aulas abertas por trimestre, num total de 12 anuais, com uma duração média de 1h30. 

Os conteúdos versados nas aulas abertas são apreciados anualmente pela Comissão Científica do Mestrado que promove os temas, em coerência com os objetivos motivacionais da Unidade não letiva, a atualidade dos tópicos e o potencial de interesse para as áreas científicas do ciclo de estudos e para o trabalho desta Unidade.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

Diário da República, 2.ª série, Parte E, Nº 149 de 6 de agosto de 2019, Regulamento Académico do 2.º Ciclo de Estudos do Instituto Politécnico de Coimbra; acedido em 3/12/2019, http://www.iscac.pt/getfile.php?id=12119

A bibliografia da Dissertação é definida em coerência com a área científica e com a especificidade do contributo proposto.

É ainda indicada como referência a bibliografia geral das Metodologias de Investigação Científica, nomeadamente:

  • Amaro, A.C.S., Elementos de Apoio às MIC, Materiais de Apoio- Plataforma Académica Nónio, 2020.. Contempla todos os elementos, de produção própria, para suporte pedagógico à UC de MIC.
  • Severino, A.J. , Metodologia do trabalho científico, Cortez Editora, 23ª Edição, 2013. (https://docero.com.br/doc/xn500, disponível em 15-05-2020)
  • Bryman, A., e Bell, E. (2007). Business research methods. Oxford: Oxford University Press