Diversidade, Inclusão e Intervenção Precoce na Infância

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Irá ser utilizada uma metodologia participativa, isto é, irá ser fornecida informação aos formandos levando-os, através de debates orientados, trabalhos individuais e de grupo, a refletir e aprofundar os diferentes conteúdos.

Resultados de Aprendizagem

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

-Enquadrar as práticas da IPI na perspetiva da inclusão e da legislação em vigor.

-Sensibilizar os formandos para a adoção de modelos e práticas inovadoras e diferenciadas ao nível da Intervenção Precoce na Infância.

Programa

1. Definição de conceitos: Diversidade, Inclusão e Intervenção Precoce

2. Educação Inclusiva no mundo e em Portugal:

2.1 Princípios

2.2 Enquadramento legal

3. Intervenção Precoce em contextos educativo e familiar

Métodos de Avaliação

Avaliação
  • - qualidade do trabalho individual - 60.0%
  • - qualidade da participação nas sessões - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carvalho, L., Almeida, I., Felgueiras, I., Leitão, S., Boavida, J., Santos, P., Serrano, A., Brito, A., Lança, C., Pimentel, J., Pinto, A., Grande, C., Brandão, T., & Franco, V. (2016). Práticas recomendadas em intervenção precoce na infância: Um guia para profissionais. Coimbra: ANIP

FERREIRA, Ana Raquel Pires (2017). Perceção dos profissionais de intervenção precoce na infância acerca das práticas ideais no contexto português : modelo colaborativo ou especialista? [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL. Dissertação de mestrado. [Consult. 04 de Junho de 2018] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/14798>.

Höher Camargo, Síglia Pimentel, Alves Bosa, Cleonice, COMPETÊNCIA SOCIAL, INCLUSÃO ESCOLAR E AUTISMO: REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA. Psicologia & Sociedade [en linea] 2009, 21 (Enero-Abril) : [Fecha de consulta: 4 de junio de 2018] Disponible en: ISSN 0102-7182 

Decreto-Lei nº 281/2009- Diário da República n.º 193/2009, Série I de 2009-10-06.

DEC (2014). Recommended Practices in Early Intervention. Early Childhood Education Division for Early Childhood of the Council for Exceptional Children.

Despacho Conjunto 891/99 Diário da República – 2.ª Série, Nº 244, de 19-10-1999.

Pereira, A.P.; Serrano, A.M. (2010). Intervenção precoce em Portugal: evidências e consequências. Inclusão, 10 :101-120