Métodos de Ensino
1. Aulas expositivas e de discussão de grupo;
2. Análise e discussão de textos teóricos previamente distribuídos aos alunos;
3. Leitura e análise de peças de teatro;
4. Visionamento de espetáculos e /ou discussão com o seu dramaturgo;
5. Exercícios de escrita para teatro;
6. Acompanhamento da escrita da peça curta com feedback durante o processo.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deverá ser capaz de:
1- Definir o campo de ação da dramaturgia;
2 – Identificar as crises dramáticas, a partir das leituras de Peter Szondi, Hans Thies Lheman, Jean Pierre Sarrazac;
3 -Enquadrar historicamente, a partir de contributos teórico-práticos a origem da dramaturgia até aos dias de hoje;
4 -Identificar práticas e estratégias dramatúrgicas de diferentes projetos teatrais;
5 -Explorar diferentes formas de escrita em diálogo com temas da contemporaniedade em contextos específico;
6 -Desenvolver a capacidade de criar peças de teatro para diferentes contextos;
7 – Realizar um projeto individua de escrita de um texto teatral curto.
Programa
1 – Definição de Dramaturgia;
2- Evolução da Escrita dramática;
3 – Genealogias, limites e objeto da escrita para teatro;
4 – Teatro ficional vs Teatro do Real;
5 – Tensão entre: conteúdo, estrutura e forma em diferentes práticas de escrita;
6 – Exercitar a escrita para teatro a partir de diferentes estratégias e contextos;
7 – Escrita acompanhada de uma peça curta a partir de um tema/contexto.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Projecto - 50.0%
- - Assiduidade e Participação - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Calderone, M.; Llyod-Williams, M. (2004). Actions – The Actors Theasaurus. Nick Hern Books.
Correia, R. (2020). Eu uso termotebe e o meu pai também e outras peças. Artistas unidos / Editora snob
Danan, J. (2010). O que é a Dramaturgia? Editora Licorne.
Danan, J. Sarrazac. J.P (2012). L`Atelier D` écriture théâtrale. Actes Sud- Papiers
Delgado, M, Lease, L. Rebellato, D. (Ed). (2020). Contemporary European Playwrights. Routledge
Jeffreys, S. (2019). Playwriting: Structure, Character, How and What to write. Nick Hern Books.
Goldfinger, J. (2022). Playwriting with Purpose. Routledge
Grochala, S. (2017). The Contemporary Political Play-Rethinking Dramaturgical Structure. Bloomsburry Methuen Drama.
Lehmann, H.T. (2007). O Teatro Pós-¬dramático. Cosac Naify
Martin, C. (2012) Theatre of the Real. Palgrave Macmillan.