Dramaturgia e Escrita para Teatro

Métodos de Ensino

1. Aulas expositivas e de discussão de grupo;

2. Análise e discussão de textos teóricos previamente distribuídos aos alunos;

3. Leitura e análise de peças de teatro;

4. Visionamento de espetáculos e /ou discussão com o seu dramaturgo;

5. Exercícios de escrita para teatro;

6. Acompanhamento da escrita da peça curta com feedback durante o processo.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ser capaz de:

1- Definir o campo de ação da dramaturgia;

2 – Identificar as crises dramáticas, a partir das leituras de Peter Szondi, Hans Thies Lheman, Jean Pierre Sarrazac;  

3 -Enquadrar historicamente, a partir de contributos teórico-práticos a origem da dramaturgia até aos dias de hoje;

4 -Identificar práticas e estratégias dramatúrgicas de diferentes projetos teatrais;

5 -Explorar diferentes formas de escrita em diálogo com temas da contemporaniedade em contextos específico;  

6 -Desenvolver a capacidade de criar peças de teatro para diferentes contextos;

7 – Realizar um projeto individua de escrita de um texto teatral curto. 

Programa

1 – Definição de Dramaturgia;

2- Evolução da Escrita dramática;

3 – Genealogias, limites e objeto da escrita para teatro;

4 – Teatro ficional vs Teatro do Real;

5 – Tensão entre: conteúdo, estrutura e forma em diferentes práticas de escrita;

6 – Exercitar a escrita para teatro a partir de diferentes estratégias e contextos;

7 – Escrita acompanhada de uma peça curta a partir de um tema/contexto.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 50.0%
  • - Projecto - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Calderone, M.; Llyod-Williams, M. (2004). Actions – The Actors Theasaurus. Nick Hern Books.

Correia, R. (2020). Eu uso termotebe e o meu pai também e outras peças. Artistas unidos / Editora snob

Danan, J. (2010). O que é a Dramaturgia? Editora Licorne.

Danan, J. Sarrazac. J.P (2012).  L`Atelier D` écriture théâtrale. Actes Sud- Papiers

Delgado, M, Lease, L. Rebellato, D. (Ed). (2020). Contemporary European Playwrights. Routledge

Jeffreys, S. (2019). Playwriting: Structure, Character, How and What to write. Nick Hern Books.

Goldfinger, J. (2022). Playwriting with Purpose. Routledge

Grochala, S. (2017). The Contemporary Political Play-Rethinking Dramaturgical Structure. Bloomsburry Methuen Drama.

Lehmann, H.T. (2007). O Teatro Pós-¬dramático.  Cosac Naify

Martin, C. (2012) Theatre of the Real. Palgrave Macmillan.