Conhecimentos de Base Recomendados
Princípios de Marketing
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular, são utilizados os seguintes métodos de ensino:
a) Métodos verbais, com utilização de exposição, explicação, diálogo, debate e interrogação;
b) Métodos intuitivos, com utilização de demonstração, audiovisuais e textos escritos;
c) Métodos ativos, com utilização de trabalhos em grupo e estudo de casos.
Resultados de Aprendizagem
a) Compreender os principais conceitos relacionados com a dimensão estratégica e operacional do marketing online.
b) Compreender a importância atual e o potencial de crescimento do comércio eletrónico.
c) Conhecer as diferentes modalidades de comércio eletrónico.
d) Compreender os diferentes modelos de negócio eletrónicos.
e) Compreender as particularidades da pesquisa de marketing online.
f) Compreender as especificidades do comportamento do consumidor online.
g) Entender o processo de definição da estratégia de marketing online.
h) Entender a adaptação das variáveis do marketing-mix no contexto online.
i) Compreender as ferramentas de gestão do relacionamento com o cliente online.
j) Saber aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas e na análise de estudos de caso específicos da área do marketing online.
k) Elaborar um plano de e-marketing.
l) Implementar e gerir um website de suporte a um modelo de negócio eletrónico.
Programa
Parte I. Introdução ao e-marketing
1. Noções fundamentais de e-marketing
2. Evolução do e-marketing 1.0 para o 4.0
3. Modelos e estratégias de negócio eletrónico
Parte II. Diagnóstico e estratégias de e-marketing
4. Pesquisa de marketing online
5. Comportamento do consumidor online
6. Estratégias de segmentação, targeting, diferenciação e posicionamento online
7. B-Marketing
Parte III. Eixos de e-marketing
8. Gestão de produtos, serviços e marcas online
9. Gestão de preços, pagamentos e moedas digitais
10. A Internet como canal de distribuição: o comércio eletrónico
11. Publicidade e comunicação online
12. SEM, SEA, SEO
13. E-CRM e marketing de base de dados
Parte IV. Planeamento e implementação de e-marketing
14. Especificidades do plano de e-marketing
15. Multiplataformas para o negócio eletrónico
16. Campanhas de promoção: orçamentação e gestão
17. Métricas de avaliação
Parte V. Tendências
18. Impressão 3D
19. Blockchain
20. AI, IOT, AIOT
21. Fragmentação de audiências
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Prova escrita individual - 100.0%
- - 2.ª prova escrita individual - 30.0%
- - Trabalho de grupo - 40.0%
- - 1.ª prova escrita individual - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (7th ed.). Pearson.
Chaffey, D., & Smith, PR (2017). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing (5th ed.). Routledge.
Faustino, P. (2019) Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos, Marcador.
Kingsnorth, S. (2016). Digital Marketing Strategy: An Integrated Approach to Online Marketing. Kogan Page.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Actual Editora.
Strauss, J. & Frost, R. (2016). e-Marketing (7th ed.). Routledge.