Economia

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de matemática na área das funções, derivadas e resolução de sistemas.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino: 1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo; 2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos; 3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Economia tem por objectivo dotar os estudantes das primeiras competências para a compreensão dos movimentos agregados das economias de mercado contemporâneas. A disciplina concentra-se nos seguintes resultados da aprendizagem: a) Descrever a macroeconomia como uma ciência e analisar o objecto da macroeconomia. b) Identificar as variáveis macroeconómicas fundamentais e os principais problemas e questões macroeconómicas, nomeadamente o desemprego, o ciclo económico, a inflação e o défice externo. c) Medir e descrever o funcionamento global. Calcular os principais agregados macroeconómicos. d) Analisar os modelos macroeconómicos básicos e) Compreender e aplicar os conceitos de Microeconomia. f) Apreender a metodologia da lógica económica. g) Resolver problemas simples utilizando a metodologia da lógica económica e os conceitos aprendidos.

Programa

1. Introdução e Conceitos

1.1 História do pensamento económico

1.2 Economia Política Clássica

1.3 O marginalismo e a corrente Neoclássica

1.4 Keynes e o Keynesianismo

1.5 O problema económico

 

2. Métodos quantitativos em análise económica

2.1 Inflação. Valores reais e valores nominais.

 

3. Produto, rendimento e despesa

3.1 Ópticas de cálculo do PIBpm

3.2 Outros agregados macroeconómicos

 

4. Caracterização Económica das Famílias

4.1 Função consumo

4.2 Função poupança

 

5. Modelo simples da Oferta e da Procura

5.1 Curva da procura

5.2 Curva da Oferta

5.3 Equilíbrio de mercado

 

6. Mercados

6.1 Concorrência perfeita

6.2 Monopólio

 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Teste 1 - 35.0%
  • - Teste 3 - 30.0%
  • - Teste 2 - 35.0%
Avaliação final
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

Amaral, J. F., Louçã, F., Caetano, G., Fontainha, E., Ferreira, C. & Santos, S. (2007). Introdução à Macroeconomia (2.ª ed.). Escolar Editora.
Branson, W. H. (2001). Macroeconomia: teoria e prática. Fundação Calouste Gulbenkian.
Dornbusch, R. & Fischer, S. (2020). Macroeconomia (11.ª ed.). McGraw-Hill
Ferraz, A. (2002). Análise Macroeconómica:Teoria e Prática. Escolar Editora
Mata, J. (2021). Economia da empresa (7.ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Mateus, A., & Mateus, M. (2010). Microeconomia: Teoria e aplicações (Volumes I e II). Verbo.
Mateus, A. (2013). Economia portuguesa (4.ª ed.). Verbo. Edições Silabo.
Nabais, C., & Ferreira, R. (2012). Microeconomia: Lições e exercícios. Lidel.
Samuelson, P. & Nordhaus, W. (2011). Macroeconomia (19.ª ed.). McGraw-Hill.
Samuelson, P., & Nordhaus, W. (2011). Microeconomia (18.ª ed.). McGraw-Hill.
Santos, J., Aubyn, M., Braga, J. & Pina, A. (2016). Macroeconomia (4.ª ed.). Escolar Editora.
Varian, H. (2014). Intermediate microeconomics (9th ed.). W. W. Norton & Company.