Economia da Empresa

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento de cálculo matemático no que concerne às derivadas parciais, integrais e sistemas de equações.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino: 1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo; 2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Resolução de exercícios/problemas.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal da unidade curricular consiste em dotar os alunos de ferramentas de análise económica
aplicada, em contextos de empresa e de mercados, direcionadas para a tomada de decisão da gestão
empresarial quotidiana. Para tal, os alunos devem:

a) Conseguir compreender os conceito de Economia da Empresa e de modelos económicos subjacentes; b)
Conseguir compreender e saber analisar o funcionamento dos mercados de concorrência perfeita e os
mercados de concorrência imperfeita; c) Compreender a dinâmica dos mercados e os seus comportamentos
estratégicos; d) Conseguir compreender e saber analisar o funcionamento das estratégias de preços para
empresas com
poder de mercado.

Programa

1. Mercados e Empresas
     1.1 Concorrência Perfeita: A empresa em ambiente concorrencial.
     1.2 Monopólio: A empresa com poder de mercado.
     1.3 Interação Oligopolista.
     1.4 Diferenciação do produto e Publicidade.
     1.5 Investigação & desenvolvimento.
2. Decisões de Preços
     2.1 Discriminação de Preços.
     2.2 Preços não lineares e conjuntos.
   

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Prova escrita individual. - 100.0%
Avaliação Por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 Bibliografia Principal:

 – Leitão, J., Ferreira, E., & Ferreira, J. (2022). Fundamentos de Economia da Empresa: Conceitos, decisões e aplicações (1ª Edição). Rei dos Livros. ISBN: 978-989-565-069-9.

 – Perloff, J. M. (2017). Microeconomics: Theory and applications with calculus (4th. Ed.). Pearson.

 

Bibliografia Complementar:

 – Besanko, D., Braeutigam, R., & Gibbs, M. (2011). Microeconomics (4th Edition). Wiley.

– Cabral, L. (1994). Economia Industrial. McGraw-Hill.

– Krugman, P., & Wells, R. (2009). Microeconomics (2nd Edition). Worth Publishers.

– Mateus, M., & Mateus, A. (2002). Microeconomia: Exercícios e estudos de caso (Volume II). Verbo.

 – Nicholson, W., & Snyder, C. (2008): Microeconomic theory: Basic principles and extensions (10th Edition). Thomson South-Western.

– Pepall, L., Richard, D., & Norman, G. (2008). Industrial Organization: Contemporary Theory and Empirical Applications (4th Edition). Blackwell Publishing.