Economia da Empresa e da Concorrência

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos da área disciplinar de microeconomia.

Métodos de Ensino

O método de ensino previsto será exclusivamente o apoio ao estudante sob a forma de horário de atendimento, uma vez que não foi aberta a edição do mestrado no ano letivo 23/24.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular cada aluno esteja habilitado a:

a) Analisar as decisões de produção da empresa;

b) Compreender, discutir e avaliar os custos da empresa;

c) Classificar, analisar e compreender as várias situações de estrutura de mercado, nomeadamente as estruturas baseadas na existência de informação imperfeita;

d) Analisar o funcionamento e a formação estratégica de preços em mercados específicos, nomeadamente em mercados de informação imperfeita.

Programa

1. Introdução

1.1 Definição de Economia Industrial

1.2 Questões Centrais da Economia Industrial

1.3 Paradigma da Economia Industrial

2. Decisões de Produção da empresa. Custos da empresa.

3. Modelo do mercado competitivo

3.1 Concorrência perfeita versus Monopólio

3.2 Poder de mercado: método de Harberger

3.3 Discriminação de preços

3.4 O Papel das Políticas Governamentais

4. Mercados e Empresas.

4.1 Concentração de Mercado

4.1.1 Concentração Horizontal

4.1.2 Concentração Vertical

4.1.3 Concentração Global

4.1.4. Medidas de Concentração

4.2. O Papel do Regime Jurídico e da Autoridade da Concorrência

5. Modelos de Oligopólio

5.1. Teoria dos Jogos

5.2. O Modelo de Cournot

5.3. O Modelo de Cournot: Aplicações

5.3.1 Cournot com Custos Marginais diferentes

5.3.2 Cournot com Investimento em I&D

5.3.3 Cournot com Investimento em Publicidade

5.3.4 Cournot com Bens Substitutos Imperfeitos

5.4. O Modelo de Bertrand

5.5. O Modelo de Stackelberg

5.6. Fusões Horizontais

6. Comportamento das Empresas

6.1. Preço Limite

6.2. Proliferação de Produtos

6.3. Diferenciação de Produtos

6.4. Economia Experimental e Modelo de Hotelling – Alguns resultados

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação final
  • - Teste 1 - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Teste 2 - 50.0%
  • - Teste 1 - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carlos, R. (2013). Microeconomia. Lições e Exercícios. Lidel.

Pepall, L., Richards, D. & Norman, G. (2008). Industrial Organization: Contemporary Theory and Empirical Applications (4th edit). Wiley-Blackwell.

Cabral, L. (2004). Economia Industrial. McGraw-Hill, edição/reimpressão.

Leão, P. (2011). Economia dos Mercados e da Empresa. Escolar Editora.

Mansfield, E. (2007). Economia Empresarial Teoria, aplicação e casos. Instituto Piaget.

Mata, J. (2011). Economia da Empresa (7.ª edi.), Fundação Calouste Gulbenkian.

Mckenzie, R. (2020). The Economic way of thinking for managers. Cambridge University Press.

Varum, C. et al. (2019). Economia Industrial: teoria e Exercícios. Edições Sílabo.