Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Aulas de natureza teórico-prática de discussão dos fundamentos teóricos da UC e realização de exeercícios e casos práticos.
Avaliação Periódica — Avaliação que ocorre ao longo do semestre letivo e que é constituída por duas provas de avaliação individual de conhecimentos com uma componente individual mais teórica de prova escrita com a ponderação de 50% cada na nota final.
Avaliação Por Exame — Modalidade de avaliação no final do um período de formação através de uma prova escrita individual de avaliação de conhecimentos com a ponderação de 100% na nota final.
Obterão aprovação as/os estudantes cuja classificação final seja igual ou superior a 9,5 valores.
Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores na modalidade de exame terão direito à realização de uma prova oral complementar, sendo que, nesta situação, a nota final corresponderá à média das classificações obtidas.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se com a unidade curricular Economia do Turismo que os alunos desenvolvam uma perspetiva geral da realidade económica em que se enquadra a atividade turística, nomeadamente, dos principais problemas de organização económica e da forma como estes afetam os agentes da oferta turística.
Pretende-se também que os estudantes reconheçam a importância económica do turismo a nível de emprego, rendimento ou balança comercial.
Pretende-se ainda que os estudantes consigam compreender o funcionamento dos mercados em economias mistas em geral e o carácter particular de que se revestem conceitos económicos no caso específico da atividade turística, como sejam elasticidade da oferta, utilidade marginal ou propensão ao consumo, assim como abordar questões como a simultaneidade de produção e consumo, intangibilidade, sazonalidade, diversidade e carácter compósito de bens e serviços ou a tendência de evolução de mercados e produtos turísticos.
Programa
1. Conceitos e questões essenciais em Economia
As medidas em Economia do Turismo: dificuldades, metodologias, indicadores
Funcionamento dos mercados em economias mistas
Externalidades da atividade turística
Mercados e Produtos Turísticos
2. Modelo da Procura e Oferta
Determinação da produção e dos preços
Procura Turística: procura decrescente e curva da procura turística; determinantes conjunturais da procura turística (inflação e variação cambial).
Elasticidade da procura turística (preço e rendimento) e receitas.
Oferta: especificidades do produto turístico
Elasticidade da oferta turística no curto e longo prazo; simultaneidade de produção e consumo, sazonalidade, rigidez da oferta e saturação;
Desequilíbrios no mercado turístico
3. Teorias do turismo internacional
Dotações fatoriais, vantagens absolutas, comparativas e competitivas; competitividade no Turismo
4. Importância económica do Turismo
Efeitos sobre o emprego, rendimento e balança comercial
Conta satélite do turismo
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Teste 2 - 50.0%
- - Teste 1 - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia:
Cunha, Licínio (2013) Economia Política do Turismo. Lidel
Frank, Robert H. (2013) Microeconomia e Comportamento. Mcgraw-Hill
Matias, Álvaro (2018) Economia do Turismo, Teoria e Prática. Instituto Piaget
Neves, João C. Neves (2023) Introdução à Economia. Principia
Samuelson, P. e Nordhaus, W. (2012) Economia. McGraw Hill