Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas, resolução de exercícios práticos (com orientação), realização de trabalhos (com orientação) e debates em contexto de sala de aula.
Para um melhor aproveitamento os alunos devem frequentar e participar nas aulas.
Para um estudo adequado da matéria deverão não só utilizar os apontamentos recolhidos nas aulas, mas também consultar e estudar todos os materiais disponibilizados pelos docentes e a bibliografia recomendada.
Resultados de Aprendizagem
1) Objectivos:
Destinando-se esta UC a futuros engenheiros, o principal objectivo é que os alunos possam adquirir competências elementares, práticas e fundamentais sobre a ciência económica, o que lhes deverá permitir:
– Desenvolver conhecimentos gerais na área da ciência económica mediante a compreensão dos seus princípios fundamentais;
– Analisar e reflectir sobre as informações macroeconómicas e respectivos impactos nas empresas e nas famílias;
– Aplicar os conceitos teóricos da Economia ao mundo real criando a capacidade de reflectir acerca de problemas reais;
– Ter a capacidade para resolver problemas concretos, não só enquanto consumidores, mas também na óptica do produtor/vendedor;
– Participar em debates em torno da ciência económica conseguindo sustentar e fundamentar as suas próprias posições;
– Conhecer a realidade das economias portuguesa e mundial através da análise a um conjunto de indicadores.
2) Competências:
Os estudantes aprenderão a:
– Conhecer a Ciência Económica e os seus postulados;
– Compreender as decisões racionais dos consumidores e dos produtores;
– Conhecer e diferenciar os vários tipos de mercado;
– Interpretar as actividades do Estado;
– Conhecer a realidade da economia portuguesa e a evolução da economia mundial;
– Analisar um conjunto de indicadores económicos fundamentais (exemplos: PIB, inflação, desemprego, défice orçamental, dívida pública, estatísticas sobre o comércio internacional);
– Ter um espírito crítico sobre o ambiente económico que os rodeia tendo por base conhecimentos básicos e fundamentais de Economia;
– A interpretar textos simples de economia (incluindo informações diariamente divulgadas na imprensa), a entender a linguagem económica e a poder participar em debates.
Programa
– Introdução à ciência económica;
– O problema económico e as suas soluções;
– A cruz marshalliana (procura e oferta);
– Teorias do consumidor e do produtor;
– Teoria do comércio internacional;
– As principais formas de mercado;
– A Actividade económica;
– A evolução do papel económico do Estado;
– Breves noções de política económica;
– Aparecimento, funções e características da moeda;
– Economia portuguesa numa perspectiva histórica;
– A realidade do tecido empresarial português;
– A importância da internacionalização de empresas;
– Desenvolvimento sustentável e o valor estratégico da sustentabilidade;
– Os conceitos de economia circular e de economia urbana.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1) Bibliografia principal:
– Neves, J. C. (2017). Introdução à Economia (11ª edição). Lisboa: Verbo.
– Ferraz, R. (2021). Slides de apoio às aulas de Economia para Engenharia. ISEC.
2) Bibliografia complementar:
– Samuelson, P. and Nordhaus (2011). Economics (19th ed). London: Mc Graw-Hill.
– Neves, J. C. (2011). Princípios de Economia Política. Lisboa: Verbo.
– Gomes, O. e Oliveira, L. (2017). Economia o Essencial. Lisboa: Edições Sílabo.
– Généreux, j. (1995). Introdução à Política Económica. Lisboa: Editorial Estampa.
– Mankiw, N. (2012). Principles of Economics (6th Ed). London: Cengage Learning.