Economia Portuguesa e Políticas Públicas

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são exigidos quaisquer conhecimentos base para além dos conhecimentos que um aluno deve ter após concluir o ensino secundário obrigatório

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas (TP)

Na abordagem das temáticas serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos e exemplos que os ilustrem, bem como casos práticos  para fomentar a participação ativa.

Os métodos pedagógicos utilizados serão: o expositivo, o interrogativo e o estudo de caso, possibilitando uma abordagem prática, ativa com interação dos alunos de modo a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos, bem como uma forte aproximação aos contextos  atuais

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal desta disciplina é dotar os alunos de conhecimentos teórico-práticos que lhes permitam identificar e compreender:

i) a evolução da economia portuguesa nas últimas décadas;

ii) os sectores produtivos mais estratégicos para o crescimento económico do país;

ii) o papel das grandes reformas estruturais no processo de globalização económica;

iii) a capacidade da economia portuguesa para responder aos atuais desafios de competitividade;

iv) as principais políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos.

No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de compreender a evolução da economia portuguesa ao longo das últimas décadas e as consequências das diferentes políticas públicas adotadas em Portugal nos últimos anos

Programa

I – A economia portuguesa ao longo das últimas décadas

1. Da primeira república à ditadura militar (1910 – 1926).

2. Da estabilização à criação das pré – condições de crescimento (1926 – 1950).

3. O “Período de Ouro” do crescimento da economia portuguesa (1950 – 1974).

4. O período pós-revolução – a conjuntura do período 1974-1976.

5. O período de transição para a Europa (1976- 1985).

6. As décadas de 80 e 90 – o período europeu.

7. A primeira década do séc. XXI e a crise económico-financeira dos últimos anos.

II – Desafios para o século XXI – Portugal no contexto europeu e mundial

1.- O desafio da competitividade.

2.- As tendências mundiais na era da globalização.

3.- Factores de crescimento e desenvolvimento económico.

III. Políticas Públicas em Portugal

1.  Políticas de Educação

2. Políticas de Saúde

3. Políticas de Ciência e Tecnologia

4. Políticas de Proteção Social

5. Políticas de Emprego

6. Políticas de Justiça

7. Políticas de Habitação

8. Políticas Ambientais

9. Políticas Orçamentais

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Mateus, Abel (2013), “Economia Portuguesa-evolução no contexto internacional (1910-2013)”,4ªEdição, Principiai Editora Lda.

Mateus, Augusto (2013),  “25 Anos de Portugal Europeu – A economia, a sociedade e os fundo estruturais”, Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Romão, António (2006), “A Economia Portuguesa 20 Anos Após a Adesão”, Almedina, 2ª Série, 2006 

Pinto, António Mendonça (2007), “Economia Portuguesa – Melhor é Possível”. Edições Almedina, 2007. 

Porto, Manuel Carlos Lopes (2001), “ Teoria da Integração e Políticas Comunitárias”, Almedina,

Neves, João César das Neves e Rebelo, Sérgio (2001), “O Desenvolvimento Económico em Portugal”, Bertrand Editora, 

Mateus, A. (2015)”Três décadas de Portugal Europeu. Balanço e Perspectivas.” Fundação Francisco Manuel dos Santos

Rodrigues, M. D. L. (2012). Políticas públicas em Portugal. Leya.

Marques, V. S., Pereira, P. T., Morais, L. T. (2015), AFIRMAR O FUTURO I: Estado, Instituições e Política Sociais, Eds. Fundação Calouste Gulbenkian.   

Marques, V. S., Pereira, P. T., Morais, L. T. (2015), AFIRMAR O FUTURO II: Políticas públicas para Portugal: Desenvolvimento sustentável, economia, território e ambiente, Eds. Fundação Calouste Gulbenkian. 

Neto, Paulo & Serrano, Maria Manuel (Coord.) (2015). Políticas Públicas, Economia e Sociedade. Contributos para a Definição de Políticas no Período 2014-2020. Alcochete: Nexo Literário

Rodrigues, M.L.  e Carreiras, H. (2017), “Exercícios de Análise de Políticas Públicas”

Textos diversos distribuídos pela docente