Métodos de Ensino
Esta UC caracteriza-se por uma metodologia ativa, assente nos pressupostos construtivistas de que o formando assume um papel dinâmico na construção do seu conhecimento.
Através da reflexão-ação, o formando será capaz de adquirir conhecimentos e competências teórico-práticas que lhe
permitam desenvolver a sua autonomia no âmbito da utilização das TD na ED
Resultados de Aprendizagem
– Conheçam os fundamentos teóricos e os recursos pedagógicos, didáticos e tecnológicos utilizados na Educação a Distância (ED)
– Saibam planear, desenvolver e avaliar um projeto curricular de ED
– Saibam selecionar conteúdos disponíveis na NET
– Sejam capazes de produzir conteúdos para utilizar na ED
– Avaliem as aprendizagens e o desenvolvimento de estudantes de cursos de ED
– Conheçam exemplos de boas práticas em ED
Programa
– Fundamentos da Educação a Distância (ED)
– Recursos tecnológicos utilizados em ED
– Desenho instrutivo e ED no ensino superior
– Produção de Conteúdos para ED
– Recursos digitais disponíveis na Net e direitos de autor
– Abordagens Síncronas e Assíncronas
– Aprendizagem e Desenvolvimento: Boas práticas na ED
– Avaliação das Aprendizagens em ED
– Serviços de suporte
-Avaliação de programas de ED
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cheawjindakarn, B., Suwannatthachote, P., & Theeraroungchaisri, A. (2012). Critical Success Factors for Online Distance Learning in Higher Education: A Review of the Literature. Creative Education, 03(08). https://doi.org/10.4236/ce.2012.38b014
Gonçalves, S. P., Sousa, M. J., & Pereira, F. S. (2020). Distance learning perceptions from higher education students—the case of Portugal. Education Sciences, 10(12). https://doi.org/10.3390/educsci10120374
Kotrikadze, E. V., & Zharkova, L. I. (2021). Advantages and Disadvantages of Distance Learning in Universities. Propósitos y Representaciones, 9(SPE3). https://doi.org/10.20511/pyr2021.v9nspe3.1184
Mehrotra, Chandra., Hollister, C. David., & McGahey, Lawrence. (2001). Distance learning : principles for effective design, delivery, and evaluation. 257.
Muzammil, M., Sutawijaya, A., & Harsasi, M. (2021). Investigating Student Satisfaction In Online Learning: The Role Of Student Interaction And Engagement In Distance Learning University. Turkish