Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de técnicas de avaliação e intervenção em Fisioterapia, nomeadamente na área cardiorespiratória, neurológica e neuro-músculo-esquelética
Métodos de Ensino
A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências, no âmbito da fisioterapia em condições cardiorespiratórias ou neurológicas ou neuro-músculo-esquelética é operacionalizada através da prática clínica supervisionada na avaliação e/ou intervenção em utentes/doentes preferencialmente com disfunções cardiovasculares e respiratórias.
Resultados de Aprendizagem
Aquisição dos seguintes conhecimentos, aptidões e competências, no âmbito da fisioterapia em condições cardiorespiratórias ou neurológicas ou neuro-músculo-esqueléticas:
a) Avaliar e tratar uma variedade de doentes;
b) Trabalhar sob a supervisão de Fisioterapeutas qualificados e em Instituições a quem a Escola reconheça idoneidade;
c) Integrar os estudos teóricos e teórico-práticos;
d) Tornar os alunos aptos a aprender a ver a sua intervenção num contexto das necessidades globais do doente/utente;
e) Reforçar os aspetos da eficiência, eficácia e segurança do seu trabalho;
f) Manter uma abordagem ética em relação aos doentes e equipa;
g) Interligar as várias disciplinas relacionadas com os Cuidados de Saúde;
h) Recolher e interpretar precisa e objetivamente informações pertinentes acerca do doente, usando processos apropriados de avaliação;
i) Avaliar problemas gerais e específicos;
j) Decidir, de entre os objetivos, os de curto e longo prazo;
k) Selecionar apropriadamente a intervenção tendo em conta o prognóstico e o envolvimento social do doente e seu tratamento global;
l) Avaliar os resultados da intervenção, a curto e longo prazo, levando em conta a apreciação global do doente, família e outros membros da equipa, quando necessário;
m) Manter atualizados os registos de tratamento e de progresso do doente;
n) Planear um programa educativo para o doente, família e outros que se ocupam dele.
Programa
Prática supervisionada na avaliação e intervenção em utentes/doentes com condições cardiorespiratórias ou neurológicas ou neuro-músculo-esqueléticas:
a) Elaboração da história clínica com o propósito da fisioterapia;
b) Observação e exame do utente/doente, centrados nos problemas que requerem a intervenção do fisioterapeuta;
c) Registos da avaliação e intervenção;
d) Planeamento de um programa de intervenção;
e) Execução de determinadas técnicas de tratamento;
f) Desenvolvimento das capacidades de relação e de comunicação com o utente/doente;
g) Desenvolvimento de comportamento/atitude profissional (segundo os princípios da ética profissional).
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
Bibliografia primária:
-Guide to Physical Therapist Practice. 3.0. American Physical Therapy Association.
– Regulamento Académico da Licenciatura em Fisioterapia- ESTeSC-IPC
Bibliografia secundária:
-Grupo de Interesse em Fisioterapia Cardiorrespiratória da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (2019). INSTRUMENTOS DE MEDIDA EM FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA. ISBN:978-972-96015-3-8
-APFisio (2020). O Perfil de Competências do Fisioterapeuta (1ª revisão). Lisboa: Associação Portuguesa de
Fisioterapeutas.
– APFisio (2021). Princípios e Responsabilidades Éticas dos Fisioterapeutas. Lisboa: Associação Portuguesa de
Fisioterapeutas.