Educação Clínica V

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de  técnicas de avaliação e intervenção em Fisioterapia

Métodos de Ensino

A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências, no âmbito da fisioterapia em condições específicas é operacionalizada através da prática clínica supervisionada na avaliação e/ou intervenção em utentes/doentes com condições específicas.

 

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular Educação Clínica V contempla a aquisição dos seguintes conhecimentos, aptidões e
competências, no âmbito da fisioterapia em condições específicas (área de desporto ou pediatria ou cardiorespiratória):
a) Avaliar e tratar doentes;
b) Trabalhar sob a supervisão de Fisioterapeutas;
c) Integrar os estudos teóricos e teórico-práticos;
d) Manter uma abordagem ética;
e) Recolher e interpretar precisa e objetivamente informações pertinentes acerca do doente;
f) Avaliar problemas gerais e específicos;
g) Decidir, de entre os objetivos, os de curto e longo prazo;h) Selecionar apropriadamente a intervenção tendo em conta o prognóstico e o envolvimento social do doente e
seu tratamento global;
i) Avaliar os resultados da intervenção, a curto e longo prazo;
j) Manter atualizados os registos;
k) Planear um programa educativo.

Programa

Prática supervisionada na avaliação e/ou intervenção em utentes/doentes com condições específicas (área de desporto ou pediatria ou cardiorespiratória):
a) Elaboração da história clínica com o propósito da fisioterapia;
b) Observação e exame do utente/doente, centrados nos problemas que requerem a intervenção do fisioterapeuta;
c) Registos da avaliação e intervenção;
d) Planeamento de um programa de intervenção;
e) Execução de determinadas técnicas de tratamento;
f) Desenvolvimento das capacidades de relação e de comunicação com o utente/doente;
g) Desenvolvimento de comportamento/atitude profissional (segundo os princípios da ética profissional).

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

 Bibliografia Primária:

Guide to Physical Therapist Practice 3.0. doi: 10.2522/ptguide3.0_978-1-931369-85-5. Updated 2014
American Physical Therapy Association.

Regulamento Académico da Licenciatura em Fisioterapia- ESTeSC-IPC

Bibliografia Complementar:

– APFisio (2020). O Perfil de Competências do Fisioterapeuta (1ª revisão). Lisboa: Associação Portuguesa de
Fisioterapeutas.
– APFisio (2021). Princípios e Responsabilidades Éticas dos Fisioterapeutas. Lisboa: Associação Portuguesa de
Fisioterapeutas.