Educação para a Saúde Ambiental

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Contemplará a realização de trabalhos de grupos onde os estudantes terão de colocar em prática os
conhecimentos adquiridos na vertente teórico-prática. Realizar-se-ão também exercícios de dinâmicas de grupo e
outros. Serão realizadas simulações pedagógicas que serão gravadas em vídeo para posterior visualização por parte do aluno e intervenção ao nível de correção e melhoria.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos de:
– Contextos formativos e técnicas de formação
– Desenvolvimento e Adaptação de Programas formativos e de sensibilização da comunidade
– Técnicas de Comunicação e Formação em Saúde Ambiental
– Desenvolvimento de dossier de formação e sensibilização
O aluno deve adquirir aptidões para:
– Desenvolver dossiers programáticos e de ação em formação e sensibilização
– Desenvolver ações de sensibilização e formação em saúde
– Desenvolver ações de comunicação em saúde
O aluno deve adquirir competências para:
– Realizar ações de comunicação e formação em saúde ambiental
– Elaborar planos e dossiers pedagógicos
– Formar e informar populações e trabalhadores

Programa

– Projeto de Intervenção Pedagógica
– Formador: sistema, contextos e perfil
– Intervenção Pedagógica
– Conhecimentos de base recomendados
– Comunicação e animação de grupos
– Objetivos pedagógicos
– Avaliação da aprendizagem
– Recursos didáticos
– Planificação da formação
– Plano de sessão
– Guião da Formação
– Dossier Pedagógico
– Acompanhamento e avaliação da formação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Primária:

CAETANO,  Joaquim;  GOUVEIA,  Tiago  Robalo  –  Marketing  ambiental: casos de  estudo  em Portugal. 1ª ed. Lisboa: Bnomics, 2009. 254 p. ISBN 978-989-8184-42-9.

PEÑA CASTIÑEIRA, Francisco J. – Manual de saúde ambiental. Santiago de Compostela: Edicións Lea, D. L. 1997. 180 p. ISBN 84-89947-10-4.

CRUZ, Carlos Pereira da – Gestão ambiental: sintonizar ambiente e estratégia para o negócio. [1ª ed.]. Porto: Vida Económica, D. L. 2009. 422, [8] p. ISBN 978-972-788-321-9.

YASSI, Annalee [et al.] – Basic environmental health. Oxford; New York: Oxford University Press, 2001. xi, 441 p. ISBN 978-0-19-513558-9.

FRUMKIN, Howard, ed. lit. – Environmental health: from global to local. 2nd ed. San Francisco: Jossey-Bass, cop. 2010. lvii, 1221 p. ISBN 978-0-470-40487-4.

FERREIRA, Alberto [et al.] – Manual prático para a gestão ambiental: o guia prático e actual para especialistas da área do ambiente. 1ª ed. Lisboa : Verlag Dashöfer, 2008. 1 vol., (f. soltas de pag. var. em dossier A5). ISBN 978-972-99012-6-3.

Guia de recursos em educação ambiental [Brochura]. [1ª ed]. Lisboa: IPAMB, 2000.160 p. ISBN 972-8577-04-4.

SCHMIDT, Luisa; NAVE, Joaquim Gil; GUERRA, João – Educação ambiental: balanço e perspectivas para uma agenda mais sustentável. Lisboa: ICS.Impresa de Ciências Sociais, 2010. 220 p. ISBN 978-972-671-265-7.

TEIXEIRA, Francisco – Educação ambiental em Portugal: etapas, protagonistas e referências básicas. [S.l.]: LPN- Liga para a Protecção da Natureza, 2003. 125 p. ISBN 972-98961-0-0.

 

Bibliografia Secundária:

FONSECA, Rui Brito; VASCONCELOS, Lia; ALHO, José Manuel; LOPES, Maria Adília, AMBIENTE CIÊNCIA E CIDADÃOS, Esfera do Caos, 2010

CAETANO, Joaquim; GOUVEIA, Tiago Robalo, MARKETING AMBIENTAL, bnomics, 2009
CASTRO, AntónioGomes; DUARTE, Armando; SANTOS, Teresa Rocha, O AMBIENTE E A SAÚDE, Instituto Piaget,
2003
GAUDIANO, Edgar Gonzales, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Instituto Piaget, 2005
GONÇALVES, Fernando; PEREIRA, Ruth; AZEITEIRO, Ulisses Manuel de Miranda; PEREIRA, Mário Jorge Verde,
ACTIVIDADES PRÁTICAS EM CIÊNCIAS EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Instituto Piaget, 2007
CARAPETO, Cristina, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Universidade Aberta, 1998
FRIIS, Robert, ESSENTIALS OF ENVIRONMENTAL HEALTH, , Jones and Bartlett, 2012
MAXWELL, Nancy Irwin, UNDERSTANDING ENVIRONMENTAL HEALTH, Jones and Bartlett, 2009

MYERS, Samuel; FRUMKIN, Howard, Planetary Health – protecting nature to protect ourselves, Island Press 2020 ISBN 9781610919661