Electrofisiologia Auditiva

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos base de: anatomo-fisiologia e patologia (geral e do sistema audio-vestibular), biologia, biofísica, audiologia clínica e audiologia infantil.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas e práticas no laboratório de Audiologia (aplicação dos diferentes conhecimentos de PEATC, MLR, ASSR, PEAML, PEALL, P300 e MMN);
Pequenos trabalhos em grupo de análise e relacionamento de casos clínicos e de artigos, marcação de traçados e elaboração de relatórios de PEA e criação de protocolos de investigação.
Atendimento aos alunos nos gabinetes das docentes/à distância.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer e saber como as variáveis influenciam os diversos PEA, princialmente os PEATC;
Saber quais os resultados possíveis na avaliação por PEATC, seja esta audiológica ou neurológica;
Saber interpretar PEATC por click e tone burst e relacioná-los com as possíveis patologias;
Saber interpretar a ECochG por click e tone burst e relacioná-la com possíveis patologias;
Ter conhecimentos de ASSR, PEAML, PEALL, P300 e MMN.

O aluno deve saber:
Definir PEA e enumerar as diferentes variáveis que influenciam;
Descrever quais os objectivos dos PEATC e o modo como as variáveis os influenciam;
Reconhecer um traçado de PEATC de avaliação neurológica e descrever os parâmetros;
fundamentais e reconhecer um traçado de PEATC de avaliação audiológica e definir o seu limiar electrofísiológico;
Relacionar os resultados dos PEATC com o possível local da lesão;
Defenir os objectivos dos ASSR;
Descrever o modo como as diferentes variáveis influenciam os PEAML, PEALL, P300 e o MMM.

Programa

1h – Apresentação da Unidade Curricular e marcação de métodos e datas de avaliação;
3h – Electrofisiologia e electrofisiologia auditiva; definição de potencial evocado e de PEA; Classificação e
nomenclatura dos PEA; o equipameento de PEA; inovações tecnológicas em electrofisiologia auditiva;
11h – Variáveis nos PEA relacionadas com: o estímulo, a aquisição, o indivíduo (não patológicas e patológicas) e o
Audiologista;
2h – ECochG por click e por tone burst: avaliação e os seus parâmetros;
10h – PEATC: avaliação audiológica e seus parâmetros; avaliação neurológica e seus parâmetros;
3h – ASSR: parâmetros, análise e aplicações;
1h – PEAML e PEALL: parâmetros, análise e aplicações;
2h – P300 e MMN: Parâmetros, análise e aplicações;
6h – Interpretação de traçados de PEA e sua relação com possíveis patologias;
6h – Avaliação e esclarecimento de dúvidas.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

-Gelfand, S. (2009). Physiological methods in audiology. In S. Gelfand, Essentials of audiology (3rd ed., pp 332-360).
New York: Thieme Medical Publishers, Inc.
-Hall, J. (2007). New Handbook of Auditory Evoked Responses. Boston: Person Education, Inc.
-Hall, J., & Swanepoel, D. (2010). Objective assessment of hearing: Core clinical concepts in audiology. San Diego:
Plural Publishing, Inc.
-Katz, J., Medwetsky, L., Burkard, R., & Hood, L. (2010). Handbook of clinical audiology (6th ed.). Philadelphia:
Lippincott Williams & Wilkins.
-Purdy, S. C., & Kelly, A. S. (2008). Auditory evoked response testing in infants and children. In J.R. Madell, & C.
Flexer, Pediatric audiology: Diagnosis, technology, and management (pp. 132-144). New York: Thieme Medical
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-Roeser, R., Valente, M., & Hosford-Dunn, H. (2007). Audiology diagnosis: Audiology (2nd ed.). New York: Thieme
Medical Publisher, Inc.
Diferentes Artigos científicos/Different scientific articles