Electroterapia e Agentes Físicos

Fisiologia, fisiopatologia, Processos e fases da reparação tecidular.

As metodologias de ensino integram a exposição dos conteúdos; seleção da intervenção com critério tendo por base o tecido envolvido e/ou estadio da lesão e objetivo terapêutico definido. A metodologia inclui demonstração e exemplificação das intervenções com pratica simulada entre os alunos, com os equipamentos disponíveis da escola.

Analisar os efeitos físicos e fisiológicos produzidos nos diferentes tecidos humanos aquando expostos a agentes eletrofísicos.

Transmitir as noções básicas sobre termoterapia (terapia por calor ou frio superficial; banhos de contraste), terapia por calor profundo (diatermia e rádio frequência); magnetoterapia de alta intensidade; terapia por ultrassom; terapia por ondas de choque extracorporais; terapia por laser; terapia com recurso a correntes constantes e correntes variáveis de baixa e média frequência.

Analisar precauções, perigos, indicações/contraindicações de acordo com os agentes eletrofísicos selecionados.

Demonstrar competências na aplicação de intervenção e desenvolver o raciocínio na definição de objetivos terapêuticos (dor, inflamação, reparação, trofismo, fortalecimento, relaxamento) com base em diferentes casos clínicos.

Metodologias, princípios e abordagens da termoterapia superficial (calor ou frio). Fundamentos de banhos de contraste e de turbilhão. Precauções, indicações e contraindicações, princípios e abordagens dos diferentes métodos de aplicação. Aplicação de calor húmido, parafango, parafina, compressas frias, spray e gelo (aplicação dinâmica estática). (TP 8 horas)

Metodologias, princípios e abordagens da terapia por calor profundo (diatermia por micro-ondas e por ondas curtas; rádio frequência); Magnetoterapia e magnetoterapia de alta intensidade. Efeitos fisiológicos e terapêuticos; formas de aplicação (contínua e pulsada); dosagem; procedimentos de segurança; indicações/contraindicações, precauções e riscos. (TP 4 horas)

Metodologias, princípios fisiológicos e terapêuticos e abordagens da terapia por ultrassom. Efeitos térmicos e atérmicos; administração de medicamentos – Fonoforese; efeito do ultrassom nos tecidos. Aplicação consoante os objetivos terapêuticos: escolha do meio de contacto, frequência, intensidade, modo se contínuo ou pulsado, duração do tratamento.  Identificar indicações/contraindicações, dosagem, perigos e precauções. (TP 3 horas)

Metodologia e princípios relacionados com os tipos de ondas de choque (focais e radiais); identificação dos diversos equipamentos emissores. Compreensão dos efeitos fisiológicos e terapêuticos dos diferentes equipamentos emissores de ondas de choque nos tecidos; técnicas de aplicação; Dosagem; procedimentos; indicações, contraindicações, segurança e riscos. (TP 2 horas)

Metodologia e princípios relacionados com a fototerapia ou aplicação da terapia por laser: Produção, fontes de radiação; aquecimento do tecido corporal; efeitos biológicos; indicações, contraindicações, riscos e aplicação (TP 3 horas)

Caracterização das correntes elétricas (correntes diretas e alternas). Classificação das correntes de acordo com impulso, frequência e modulação/forma. Identificar as indicações/contraindicações, perigos e precauções e dosagem consoante os tipos de correntes. Parâmetros a selecionar nos equipamentos (impulso, frequência, modulação e intensidade). (TP 4 horas)

Metodologias de aplicação consoante objetivos terapêuticos; Terapia com correntes de baixa frequência: galvânica e se com recurso a administração medicamentosa – iontoforese; Estimulação elétrica funcional (FES); Estimulação elétrica transcutânea (TENS). Terapia com correntes de média frequência: estimulação elétrica neuromuscular (NMES); corrente russa e corrente interferencial (IFC).  (6 horas)

Aplicação e prática com análise de casos clínicos e com avaliação pratica incluída (15 horas)

Bibliografia Primária

Kitchen, Sheila; Bazin, Sarah; Clayton, E. (2003). Eletroterapia. Pratica baseada em evidências. 11ª edição. Ed. Manole. ISBN 85-204-1453-2

Bellew, J.; Michlovitz, S.; Nolan, T. (2016) Modalities for therapeutic intervention. Sixth Edition. F.A. Davis Company. Philadelphia. ISBN 9780803645639

Tim Watson, (2008) Electrotherapy. Evidence- Based Practice.Churchill Livingstone; 12 edition (22 Feb. 2008) ISBN- 978-0443101793

ELECTROPHYSICAL AGENTS – Contraindications And Precautions: An Evidence-Based Approach To Clinical Decision Making In Physical Therapy. Physiotherapy Canada 2010 62:5, 1-80. https://doi.org/10.3138/ptc.62.5

Eletroterapia secundaria

Vinzenz A., V & TRieb K.. Extracorporeal shock wave therapy: an update (2020). Efortopen,  volume 5. DOI: 10.1302/2058-5241.5.190067

Li et al. (2018). Comparative effectiveness of extracorporeal shock wave, ultrasound, low-level laser therapy, noninvasive interactive neurostimulation, and pulsed radiofrequency treatment for treating plantar fasciitis. A systematic review and network meta-analysis. Medicine. 97:43(e12819). doi.org/10.1097/MD.0000000000012819

Yao G. et al. (20202). Efficacy of Extracorporeal Shock Wave Therapy for Lateral Epicondylitis: A Systematic Review and Meta-Analysis. BioMed Research International Volume 2020, Article ID 2064781, doi.org/10.1155/2020/2064781

Owen A Howlett, Natasha Lannin et al. (2015). Functional electrical stimulation improves activity after stroke: a systematic review with meta-analysis. Arch Phys Rehabili.. May 96(5):934-43. Doi:10.1016/j.apmr.2015.01.013. Epub 2015 jan 26

Yeh SW, Hong CH, Shih MC, Tam KW, Huang YH, Kuan YC. Low-Level Laser Therapy for Fibromyalgia: A Systematic Review and Meta-Analysis. Pain Physician. 2019 May;22(3):241-254. PMID: 31151332.

Yeh, Shu-Wei & Hong, Chien-Hsiung & Shih, Ming-Chieh & Tam, Ka-Wai & Huang, Yao-Hsien & Kuan, Yi-Chun. (2019). Low-Level Laser Therapy for Fibromyalgia: A Systematic Review and Meta-Analysis. Pain physician. 22. 241-254. 10.36076/ppj/2019.22.241.