Elementos de Linguística e Fonética

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

METODOLOGIAS DE ENSINO:
Aulas expositivas e pequenos trabalhos de grupo em sala de aula.

Demonstrações práticas dos conceitos a adquirir.
AVALIAÇÃO:
MÓDULO LINGUÍSTICA:
Avaliação escrita – 100%;
MÓDULO FONÉTICA:
Avaliação escrita – 60%;
Participação e presença em aula – 40%;
NOTA FINAL DA UNIDADE CURRICULAR:
A nota final será a média dos dois módulos em estudo.
A não obtenção de 9,5 valores de média, implica exame final.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre o aluno deverá:
• Entender as línguas como entidades funcionais e dinâmicas;
• Distinguir e definir diferentes áreas disciplinares da linguística como a Morfologia, a Sintaxe, A Fonologia, etc.;
• Perceber a importância do sistema linguístico no processo comunicativo, relacionando as diferentes áreas do
conhecimento linguístico;
• Distinguir as noções de linguagem, de língua e de fala;
• Perceber as implicações linguísticas do bilinguismo;
• Conhecer os principais aspectos da aquisição de linguagem;
• Distinguir as diferentes áreas de estudo da Fonética (articulatória, acústica e perceptiva);
• Reconhecer aspectos articulatórios, acústicos e perceptivos na cadeia da fala;
• Classificar acústica e articulatoriamente os sons do Português;
• Conhecer alguns modelos de percepção de fala e as principais teorias explicativas para o reconhecimento de
palavras;
• Relacionar as características articulatórias dos sons com as suas características acústicas.

Programa

1. A construção da Linguística como ciência autónoma;(4h)

2. Função e dinâmica das Línguas – Universais Linguísticos; (4h)
3. Os níveis de análise linguística e as suas disciplinas;(4h)
4. O conhecimento linguístico e os sistemas de comunicação;(4h)
5. Noções de linguagem, Língua e Fala;(4h)
6. A questão do Bilinguismo;(2h)
7. A aquisição da Linguagem; (4h)
Fonética
1. A Fonética articulatória como Base da Fonologia. Classificação e descrição dos sons vocálicos e consonânticos
do Português;(4h)
2. Aspectos da Fonética acústica. Propriedades físicas dos sons da fala;propriedades suprassegmentais ou traços
prosódicos.(6h)
3.Fonologia – os modelos sonoros da língua. Os segmentos fonológicos, os pares mínimos, os traços distintivos,
as propriedades e regras fonológicas.(6h)
4. Fonética perceptiva (audição/percepção). Modelos de percepção da fala, teorias de reconhecimento de
palavras.(10h)
(4h)Avaliação.
Visita a um laboratório de investigação.(4h)

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

DELGADO-MARTINS, Mª. Raquel, Ouvir Falar, Introdução à Fonética do Português, colecção Universitária, série
Linguística, Editorial Caminho, Lisboa, 1988.
FROMKIN, Victoria et RODMAN, Robert, Introdução à Linguagem, Livraria Almedina, Coimbra, 1993
HUB FARIA, Isabel, DUARTE, Inês et al (orgs.), Introdução à linguística Geral e Portuguesa, série Linguística,
Editorial Caminho, Lisboa, 2005.
MARTINET, André, Elementos de Linguística Geral, Livraria Sá da Costa, Lisboa, 1985
MARTINET, André, Função e Dinâmica das Línguas, Livraria Almedina, Coimbra, 1995
MATEUS, ANDRADE, VIANA & VILLALVA, Fonética, Fonologia e Morfologia do Português, Universidade Aberta,
Lisboa, 1990
MATEUS; Mª. Helena Mira et al, Gramática da Língua Portuguesa, colecção Universitária, série Linguística, Editorial
Caminho, Lisboa, 2ª edição revista e aumentada, 1989
SAUSSURE; Ferdinand, Curso de Linguística Geral, colecção Universidade Moderna, n.º 18, Publicações D.
Quixote, Lisboa, 4ª edição, 1986