Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas e pequenos trabalhos de grupo em sala de aula.
Demonstrações práticas dos conceitos a adquirir.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre o aluno deverá:
• Entender as línguas como entidades funcionais e dinâmicas;
• Distinguir e definir diferentes áreas disciplinares da linguística como a Morfologia, a Sintaxe, A Fonologia, etc.;
• Perceber a importância do sistema linguístico no processo comunicativo, relacionando as diferentes áreas do
conhecimento linguístico;
• Distinguir as noções de linguagem, de língua e de fala;
• Perceber as implicações linguísticas do bilinguismo;
• Conhecer os principais aspetos da aquisição de linguagem;
• Distinguir as diferentes áreas de estudo da Fonética (articulatória, acústica e percetiva);
• Reconhecer aspetos articulatórios, acústicos e percetivos na cadeia da fala;
• Classificar acústica e articulatoriamente os sons do Português;
• Conhecer alguns modelos de perceção de fala e as principais teorias explicativas para o reconhecimento de
palavras;
• Relacionar as características articulatórias dos sons com as suas características acústicas.
Programa
Linguística
1. A construção da Linguística como ciência autónoma;……………………..………………………………………3h
2. Contributos de Ferdinand de Sausurre para a Linguística Moderna; ……………………………………1h
3. Função e dinâmica das Línguas – Universais Linguísticos; …………………………………………………….…4h
4. Os níveis de análise linguística e as suas disciplinas;…………………………………………………………..….4h
5. O conhecimento linguístico e os sistemas de comunicação;………………………………………………..….4h
6. Noções de linguagem, Língua e Fala;………………………………………………………………….………………..…4h
7. A questão do Bilinguismo;………………………………………………………………………………………………….…..2h
8. A aquisição da Linguagem; ……………………………………………….…………………………….………………………4h
9. Avaliação Escrita ………………………………………………………………………………………………………………… 2h
Fonética
1.Alfabeto Fonético Internacional: …………………………………………………………………………………………4h
2. A Fonética articulatória como Base da Fonologia: ………………….…………………………………………..…4h
• Classificação e descrição dos sons vocálicos e consonânticos do Português;
3. Aspectos da Fonética acústica: ……………………….…………………………………….……………………………….6h
• propriedades físicas dos sons da fala;
• propriedades suprassegmentais ou traços prosódicos
4. Fonologia – os modelos sonoros da língua.…………………………………………….………………………………4h
• os segmentos fonológicos,
• os pares mínimos,
• as propriedades fonológicas,
• as regras fonológicas.
5. Fonética perceptiva (audição/percepção)……………………………………………………………………..………..2h
• modelos de percepção da fala,
• teorias de reconhecimento de palavras
6. Introdução ao processamento auditivo, ao estudo da memória e seu relacionamento com a linguagem. 6 h
7. Avaliação Escrita ……………………………………………………………………………………………………………………2h
Visita a um laboratório de investigação sobre o desenvolvimento da percepção da linguagem oral em bebés ou a uma empresa/centro de investigação relacionada com Fonética Acústica ou Perceptiva ………………………..…4h (a contar 2 horas no módulo de linguística e 2 horas no módulo de fonética)
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Essencial:
BEATA STAWARSKA. Saussure’s Linguistics, Structuralism, and Phenomenology: The Course in General Linguistics after a Century. Palgrave Macmillan. 2020. ISBN-13: 978-3030430962
DELGADO-MARTINS, Mª. Raquel, Ouvir Falar, Introdução à Fonética do Português, colecção Universitária, série Linguística, Editorial Caminho, Lisboa, 1988.
HUB FARIA, Isabel, DUARTE, Inês et al (orgs.), Introdução à linguística Geral e Portuguesa, série Linguística, Editorial Caminho, Lisboa, 2005.
MARTINET, André, (trad. Morais Barbosa), Elementos de Linguística Geral, Livraria Sá da Costa, Lisboa, 1985
MATEUS, ANDRADE, VIANA & VILLALVA, Fonética, Fonologia e Morfologia do Português, Universidade Aberta, Lisboa, 1990
MATEUS; Mª. MIRA, Helena et al, Gramática da Língua Portuguesa, colecção Universitária, série Linguística, Editorial Caminho, Lisboa, 2ª edição revista e aumentada, 1989
SAUSSURE; Ferdinand, Curso de Linguística Geral, colecção Universidade Moderna, n.º 18, Publicações D. Quixote, Lisboa, 4ª edição, 1986
Bibliografia recomendada:
FROMKIN, Victoria et RODMAN, Robert, Introdução à Linguagem (tradução de Isabel Casanova), Livraria Almedina, Coimbra, 1993
MARTINET, André, Função e Dinâmica das Línguas, Livraria Almedina, Coimbra, 1995
MATEUS, FALÉ & FREITAS, Fonética e Fonologia do Português, Universidade Aberta, Lisboa, 2005
QUADROS, R. & KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira. Estudos Linguísticos. São Paulo, Artmed. 2004