Eletrotecnia I

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática e Física.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e teórico-práticas são presenciais, com uma exposição teórica complementada pela resolução de exercícios de aplicação.

Componente laboratorial presencial em que são realizados, individualmente, trabalhos práticos.

Utilização de metodologias de ensino direcionadas para os assuntos desta unidade curricular de modo a que sejam corretamente assimilados e consequentemente os objetivos de aprendizagem atingidos, permitindo o desenvolvimento do conjunto pretendido de competências genéricas e específicas.

Resolução de questões nas aulas de orientação tutorial para que os conhecimentos que se pretende que os alunos adquiram sejam transmitidos e aplicados. Os alunos são colocados perante a necessidade de fazer julgamentos e decidir qual o melhor método para os resolver. São propostos exemplos práticos em que os alunos são chamados a intervir na sua discussão e na procura de uma solução.

Resultados de Aprendizagem

Compreender o significado das boas práticas de resolução de circuitos eléctricos na análise de circuitos. Compreender a teoria e funcionamento de circuitos de corrente contínua. Compreender a teoria e funcionamento dos circuitos de corrente alternada monofásica.

O objectivo da unidade curricular de Electrotecnia 1 é transmitir aos alunos os princípios e as noções mais básicas dos conceitos de Análise de Circuitos, relativamente a circuitos de corrente contínua e circuitos de corrente alternada monofásica.

Fornecer as valências fundamentais associadas ao conhecimento das grandezas elétricas envolvidas na teoria de circuitos/estudo dos dispositivos lineares ativos e passivos.

Utilizar métodos de análise para a avaliação do comportamento dos circuitos elétricos. Conceber circuitos elétricos e eletrónicos simples.

Programa

Corrente Contínua. Conceitos básicos sobre circuitos lineares; elétricos. Os elementos básicos de circuitos. Construção de modelos de circuitos. Circuitos resistivos simples.

Medição de tensões e correntes. Técnicas de Análise de Circuitos.

Corrente alternada sinusoidal monofásica. Representação fasorial: a Transformada de Steinmetz. Generalização para circuitos de corrente alternada dos métodos de análise estudados para circuitos de corrente contínua. Significado físico das potências. Correcção do factor de potência.

Introdução à metrologia: métodos de medida e erros associados, instrumentos de medida e suas especificações. Utilização e familiarização com aparelhagem de bancada (Fontes de tensão, gerador de funções, multímetros digitais, voltímetros e amperímetros analógicos). 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  1. SADIKU, MATTHEW; ALEXANDER, CHARLES; MUSA, SARHAN (2012). “Applied Circuit Analysis”, Science Engineering & Math; McGraw-Hill Higher Education, First Edition. ISBN-13: 978-0071317825.
  2. HAYT, WILLIAM; KEMMERLY, JACK; DURBIN, STEVEN (2012). “Engineering Circuit Analysis”, McGraw-Hill Higher Education, Eighth Edition. ISBN: 9780071317061.
  3. ROBBINS, A. H.; MILLER, W.C. (2004). “Circuits Analysis: Theory and Practice”, Clifton Park, NY, Thomson, Delmar Learning, Third Edition.
  4. BESSONOV, L. (1977). “Electricidade Aplicada para Engenheiros”, Lisboa, Livraria Lopes da Silva. [1-3-211 (ISEC) – 08935 – Biblioteca ISEC]
  5. BRANDÃO, DIOGO PAIVA L. (1987). “Electrotecnia Geral”, Gulbenkian Ed.. [1-3-147 (ISEC) – 04923 – Biblioteca ISEC]
  6. ALEXANDER, C. K.; SADIKU, M. (2006). “Fundamentals of Electric Circuits”, NY, McGraw Hill
    Science/Engineering/Math, Third Edition.
  7. EIDE, ARVID R. et al (2012). “Engineering – Fundamentals and Problem solving”, McGraw-Hill International, Sixth Edition.
  8. MATIAS, J. V. C. (2000). “Tecnologias da Electricidade”, 1º Vol., Lisboa, Didáctica Editora.

 

   Material de Apoio Disponível (no “Inforestudante”):

  1. Folhas de Problemas;
  2. Trabalhos práticos.