Eletrotecnia I

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática e Física.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: Aulas maioritariamente expositivas, com auxílio de apresentações em “Powerpoint”. Utilização do quadro para resolver alguns exemplos/exercícios e para fazer algumas demonstrações.

Aulas teórico-práticas: Realização dos exercícios/problemas individualmente ou em pequenos grupos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

– O objetivo da unidade curricular de Eletrotecnia I é transmitir aos alunos os princípios e as noções mais básicas dos conceitos de análise de circuitos, relativamente a circuitos de corrente contínua e circuitos de corrente alternada monofásica.

 

Competências:

– Compreender o significado das boas práticas de resolução de circuitos elétricos na análise de circuitos.

– Compreender a teoria e funcionamento de circuitos de corrente contínua.

– Compreender a teoria e funcionamento dos circuitos de corrente alternada monofásica.

Programa

– A Eletrotecnia e a Engenharia.

– Corrente contínua.

– Unidades do sistema internacional.

– Noção de: carga elétrica, circuito elétrico, elementos passivos e elementos ativos.

– Fontes ideais: independentes e dependentes.

– Tensão elétrica e corrente elétrica.

– Potência elétrica e energia.

– Sentido convencionado para a corrente.

– Resistência elétrica.

– Lei de Ohm.

– Resistência interna de uma fonte.

– Associação de resistências: resistências em série e resistências em paralelo.

– Leis de Kirchhoff: lei das malhas e lei dos nós.

– Divisores de tensão.

– Divisores de corrente.

– Efeito de carga.

– Método das malhas independentes.

– Teorema da sobreposição.

– Método das super-malhas.

– Método da análise nodal.

– Transformação de Fontes.

– Teorema de Thévenin.

– Teorema de Norton.

– Teorema da Máxima Transferência de Potência.

– Transformação Estrela-Triângulo.

– Revisões sobre a utilização de números complexos.

– Indutâncias (bobinas): característica tensão corrente.

– Associação de indutâncias.

– Capacitâncias (condensadores): característica tensão corrente.

– Associação de capacitâncias.

– Ondas sinusoidais: período, velocidade angular, frequência e desfasamento.

– Valor eficaz de uma onda sinusoidal.

– Transformada de Steinmetz.

– Circuitos resistivos.

– Circuitos com indutâncias.

– Circuitos com capacitâncias.

– Impedância de um circuito.

– Circuitos com resistências e indutâncias (RL).

– Circuitos com resistências e capacitâncias (RC).

– Circuito RLC série.

– Potência ativa, potência reativa e potência aparente.

– Triângulo de potências.

– Compensação do fator de potência.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Nilsson, James W. & Riedel, Susan A. (2008). “Electric circuits”. 8ª Edição, Upper Saddle River, NJ, Pearson Education International. (1-3-254 (ISEC) – 14413)

Edminister, J. A. (1991). “Circuitos elétricos: resumo da teoria; 350 problemas resolvidos; 493 problemas propostos”. (Colecção Schaum), São Paulo, Makron Books. (1-3-245 (ISEC) – 10813)

Bessonov, L. (1977). “Electricidade Aplicada para Engenheiros”. 2ª Edição, Lisboa, Lopes da Silva. (1-3-211 (ISEC) – 08935)

Material de Apoio Disponível (no “Inforestudante”):

     1) Apresentações feitas nas aulas teóricas;

     2) Folhas de Problemas.