Eletrotecnia II

Conhecimentos de Base Recomendados

Eletrotecnia 1, Matemática e Física.

Métodos de Ensino

 

Nas aulas teórico-práticas é feita uma exposição teórica de cada assunto que é imediatamente complementada pela resolução de exercícios de aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Existe uma componente teórico-prática em que são realizados, trabalhos teórico-práticos.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo de Eletrotecnia II é, partindo das bases adquiridas em Electrotecnia I, transmitir aos alunos os conhecimentos e as noções indispensáveis à resolução de circuitos de corrente alternada sinusoidal trifásica e ao estudo de fenómenos transitórios em circuitos eléctricos lineares. É ainda objetivo transmitir aos alunos os princípios e as noções mais básicas dos conceitos de análise de circuitos eléctricos, relativamente aos fenómenos de ressonância. Pretende-se ainda que os alunos reconheçam, interpretem as características, saibam utilizar e analisar circuitos elétricos.

As competências serão:
Os alunos devem ser capazes de:
– Reconhecer e interpretar as características de um circuito;
– Saber como usar e analisar circuitos elétricos;
– Determinar a frequência de ressonância dos circuitos com indutores e condensadores;
– Calcular o fator de qualidade de uma rede;
– Determinar a largura de banda de uma rede;
– Usar as técnicas de dimensionamento de frequência e amplitude;
– Aprender a distinção entre sistemas monofásicos e polifásicos;
– Tornar-se familiar com o trabalho com fontes trifásicas em estrela e em triângulo;
– Tornar-se familiar com o trabalho com redes trifásicas em estrela e em triângulo;
– Dominar as técnicas de análise dos sistemas trifásicos;
– Saber determinar o factor de amortecimento característico e a frequência de ressonância para circuitos RLC em série e em paralelo;
– Calcular a resposta completa (natural e forçada) dos circuitos RLC.

Programa

Ressonância Série e Paralela. Correcção do Factor de Potência. Resposta de frequência. Ressonância paralela. Mais sobre ressonância paralela. Ressonância em série. Outras formas ressonantes. Dimensionamento

Corrente Alternada Trifásica . 2.1 Cálculo de circuitos trifásicos. 2.2 O operador a dos sistemas trifásicos. 2.3 Potências activa, reactiva e aparente nos sistemas trifásicos. 2.4 Geração de um campo magnético girante. 2.5 Motor de Indução.

Fenómenos transitórios em circuitos eléctricos lineares. 3.1 Fenómenos transitórios em circuitos de corrente contínua. 3.1.1 Cálculo de expressões de corrente, tensão e carga em circuitos RL, RC e RLC. 3.2 Fenómenos transitórios em circuitos de corrente alternada. 3.2.1 Cálculo de expressões de corrente, tensão e carga em circuitos RL, RC e RLC.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

Sadiku, M. N., Alexander, C. K., & Musa, S. (2014). Análise de circuitos elétricos com aplicações. AMGH Editora., Science Engineering & Math; McGraw-Hill Higher Education, 1 edition (1 July 2012). ISBN-13: 978-0071317825.

Hayt Jr, W. H., Kemmerly, J. E., & Durbin, S. M. (2014). Análise de Circuitos em Engenharia-8. AMGH Editora.

Nahvi, M., & Edminister, J. A. (2014). Circuitos Elétricos-5. Bookman Editora.

Matias, J. V. C. (2005). Tecnologias da Electricidade–Vol. II. Didáctica Editora.

Alexander, C. K., & Sadiku, M. N. (2013). Fundamentos de circuitos elétricos. AMGH Editora.

Eide, A. R., Jenison, R. D., Mickelson, S. K., & Northrup, L. L. (2018). Engineering fundamentals and problem solving. McGraw Hill Education.
Johnson, D. E., Hilburn, J. L., & Johnson, J. R. (1994). Fundamentos de análise de circuitos elétricos. Livros Tecnicos e Cientificos.

Silva Junior, P. P. D. (2019). Circuitos elétricos: uma análise comparativa entre teoria e prática.

Salvador, A. I. N. (2017). O Ensino e a Aprendizagem dos Circuitos Elétricos: utilização de Analogias e da Resolução de Problemas (Doctoral dissertation, 00500:: Universidade de Coimbra).