Conhecimentos de Base Recomendados
Eletrotecnia 1, Matemática e Física.
Métodos de Ensino
Nas aulas teórico e teórico-práticas é feita uma exposição teórica, em interação ativa com os estudantes, de cada assunto que é imediatamente complementada pela resolução (individual ou em grupo) de exemplos de aplicação dos conhecimentos para consolidação.
Resultados de Aprendizagem
No final da UC, os alunos devem ser capazes de:
- Distinguir entre sistemas monofásicos e polifásicos;
- Analisar (explicar e resolver) circuitos elétricos trifásicos (equilibrados) de corrente alternada sinusoidal (com ligações em estrela e/ou em triângulo);
- Analisar (explicar e resolver) circuitos elétricos trifásicos (desequilibrados) de corrente alternada sinusoidal (com ligações em estrela e/ou em triângulo);
- Determinar o fator de amortecimento característico e a frequência de ressonância dos circuitos RLC em série ou paralelo;
- Calcular o fator de qualidade de uma rede e a largura de banda de uma rede;
- Usar as técnicas de dimensionamento de frequência e amplitude;
- Calcular a resposta completa (natural e forçada) dos circuitos RLC
- Explicar o fenómeno de ressonância e relacionar com possíveis aplicações práticas
- Dimensionar (calcular) os elementos necessários para fazer correção do fator de potência
Programa
1. Correção do fator de Potência
2. Ressonância Série e Paralela: Resposta de frequência; Ressonância paralela; Ressonância em série; Outras formas ressonantes; Dimensionamento de fenómenos de ressonância.
3. Corrente Alternada Trifásica: Sistemas trifásicos; Tensões simples e compostas; Ligação em estrela ou em triângulo; Potências ativa, reativa e aparente nos sistemas trifásicos; Sistemas equilibrados e desequilibrados; Métodos de análise de sistemas equilibrados; Métodos de análise de sistemas desequilibrados.
4. Fenómenos transitórios em circuitos elétricos lineares: Fenómenos transitórios em circuitos de corrente contínua; Cálculo das expressões da corrente, tensão e carga em circuitos RL, RC e RLC; Fenómenos transitórios em circuitos de corrente alternada.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Sadiku, M. N., Alexander, C. K., & Musa, S. (2014). Análise de circuitos elétricos com aplicações. AMGH Editora., Science Engineering & Math; McGraw-Hill Higher Education, 1 edition (1 July 2012). ISBN-13: 978-0071317825.
Hayt Jr, W. H., Kemmerly, J. E., & Durbin, S. M. (2014). Análise de Circuitos em Engenharia-8. AMGH Editora.
Nahvi, M., & Edminister, J. A. (2014). Circuitos Elétricos-5. Bookman Editora.
Matias, J. V. C. (2005). Tecnologias da Electricidade–Vol. II. Didáctica Editora.
Alexander, C. K., & Sadiku, M. N. (2013). Fundamentos de circuitos elétricos. AMGH Editora.
Eide, A. R., Jenison, R. D., Mickelson, S. K., & Northrup, L. L. (2018). Engineering fundamentals and problem solving. McGraw Hill Education.
Johnson, D. E., Hilburn, J. L., & Johnson, J. R. (1994). Fundamentos de análise de circuitos elétricos. Livros Tecnicos e Cientificos.
Silva Junior, P. P. D. (2019). Circuitos elétricos: uma análise comparativa entre teoria e prática.
Salvador, A. I. N. (2017). O Ensino e a Aprendizagem dos Circuitos Elétricos: utilização de Analogias e da Resolução de Problemas (Doctoral dissertation, 00500: Universidade de Coimbra).