Empreendedorismo e Criação de Empresas

NA

Avaliação periódica e avaliação por exame.

– Entender o empreendedorismo como uma força de desenvolvimento e de vitalidade económica da sociedade.
– Entender o empreendedorismo como uma filosofia de vida pessoal que fomenta a mudança e encontra nas alterações (tecnológicas) disruptivas do mercado novas oportunidades de negócio e de realização pessoal.
– Ter presente que o empreendedor capta antecipadamente as novas tendências do mercado e gera novos hábitos de consumo através da criação de produtos e serviços inovadores.
– Estimular o potencial empreendedor dos alunos, conhecer o processo de decisão e os determinantes da criação de empresas e analisar a viabilidade económico-financeira de um projeto de investimento.
– Desenvolver uma atitude empreendedora através da compreensão dos objetivos e comportamentos empresariais.
– Diagnosticar Oportunidades de negócio
– Elaborar um plano de negócios e avaliar a sua viabilidade económico-financeira
– Identificar fontes de financiamento para novos negócios.

1. Visão integrada e abrangente sobre empreendedorismo
1.1. Condições estruturais que favorecem o empreendedorismo e o desenvolvimento económico.
1.2. Definições, conceitos e determinantes do Empreendedorismo
2. O papel do empreendedor e o processo empreendedor
2.1. O espírito empreendedor, as capacidades e competências do empreendedor
3. Metodologia para a escolha do projeto empresarial
3.1. Diagnóstico, avaliação e implementação do projeto
3.2. O processo empreendedor : Da ideia à definição do negócio
4. O plano de negócios – principais etapas de criação de um plano de negócios
4.1. Modelo canvas vs plano de negócios
4.2. Estratégias empreendedoras: geração e exploração de novas ideias
4.3. Estratégias de crescimento e de consolidação de negócios
5. Financiamento dirigido ao empreendedorismo -financiamento de projetos empreendedores
6.. Criação de empresas / projeto empresarial
6.1. As principais etapas de criação de uma empresa
7. O Sucesso / insucesso empresarial

Avaliação por exame
  • - Realização de um exame escrito - 80.0%
  • - Elaboração e apresentação de um plano de negócios - 20.0%
Avaliação periódica
  • - Realização de uma atividade pratica denominada negócio por um dia - 15.0%
  • - Elaboração de um plano de negócios em grupo e sua apresentação - 20.0%
  • - . Realização de um teste escrito - 65.0%

Chiavenato, I., (2021). Empreendedorismo – Dando Asas ao Espírito Empreendedor. (5ª Edição). Atlas.
– Fernandes, A., A. (2017). Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços – Modelos e Estratégias Para Inovar. Lidel.
– Randolph, M., (2021). Isso Nunca Vai Resultar. Nascente.
– Barringer, B.,R. & Ireland, D. (2016). Enterpreneurship, sucessfully launching new ventures. (5th Edition). Pearson.
– Berg, G., V. D. & Pietersma, P. (2015). Os Principais Modelos de Gestão. Lisboa: Actual Editora.
– Bucha, I. A. (2019). Empreendedorismo: Aprender a Saber Ser Empreendedor. Editora RH.
– Carvalho, J., M., S. (2016). Inovacao & Empreendedorismo.Vida Económica.
– Carvalho, L. C. & Costa, T. G. (2015). Empreendedorismo – Uma Visão Global e Integradora. Lisboa: Edições Sílabo.
– Costa, H., (2010). Criação e Gestão de Micro-Empresas & Pequenos Negócios. (9ª edição). Lidel.
– Drucker, P. (2006). Innovation and entrepreneurship. New York: Collins.
– Duarte, C. & Esperança, J. P., (2012). Empreendedorismo e Planeamento Financeiro . ( 2ª Edição). Edições Silabo.
– Ferreira, M. P.; Serra, F. R. & Santos, J. C. (2010). Ser empreendedor Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa (2ª Ed.). Edições Sílabo.
– Ferreira, M., P. et al (2022). Empreendedorismo – Conceitos e Fundamentos Para a Criação da Nova Empresa. Edições Silabo.
– Ferreira, R. & Pina, J. (2014). Educação Financeira e Empreendedorismo. Escolar Editora
– Gaspar, F. (2011). O Processo Empreendedor e a Criação de Empresas de Sucesso. Edições Sílabo.
– Guillebeau, C., (2017). Startup – Comece a sua Empresa por 100€ . Self.
– Hisrich, R. & Peters, M. & Shepherd, D. (2016). Entrepreneurship (10th Ed.). McGraw-Hill Education
– Maçães, M., A. , R. (2017) Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional. Actual Editora.
– Mariotti, S. (2016). Enterpreneurship, Owning your Future. (12th Edition). Pearson.
– Portugal, N. M. (2017). Empreendedorismo e Gestão Estratégica. (2ª Edição). Lisboa: Escolar Editora.
– Reis, F. L. & Reis , R. , L. (2022) Manual de Estratégia Empresarial, Inovação e Empreendedorismo com exemplos  Práticos e Casos de Estudo. Edições Silabo.
– Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação. (3ª ed.). Escolar Editora.
– Silva, E. S., Monteiro, F., Resende, M. (2017). Plano de Negócios – Abordagem Estratégica e Financeira. Porto: Vida Económica
– Smith, D. (2021). Pense Como Um Empreendedor – As Ideias e Métodos dos Negócios de sucesso. Nascente .
– Soares, R. et al (2020). O Livro do Empreendedorismo – Guia Teorico-Prático para Criar um Negócio de Sucesso. Actual Editora.