Empreendedorismo Florestal

Métodos de Ensino

Componente expositiva, com utilização de meios audiovisuais e recurso a estratégias de exposição participada, complementada com trabalho de pesquisa orientada.
Componente de aplicação prática, com análise de casos práticos, resolução de exercícios e elaboração de um plano de negócios (em grupo).
Os estudantes serão incentivados a participar em seminários/workshops sobre as temáticas em estudo, bem como em concursos de promoção do empreendedorismo.

Resultados de Aprendizagem

1. Apreender o conceito de empreendedorismo nas suas múltiplas vertentes e tomar consciência da sua relevância no mundo atual.
2. Conhecer o perfil e as competências do empreendedor e compreender o papel e a importância da equipa.
3. Adquirir capacidade de identificação, análise e formulação estratégica de uma ideia/oportunidade de negócio.
4. Executar e apresentar um plano de negócios e compreender a sua importância.
5. Conhecer e aplicar os princípios do marketing de produtos/serviços.
6. Compreender o papel do marketing para o desenvolvimento do mercado e a importância dos estudos de mercado.
7. Conhecer os procedimentos relativos à proteção da propriedade intelectual.
8. Identificar soluções de financiamento e instrumentos de apoio ao empreendedorismo.
9. Conhecer as formalidades para a constituição de empresas.
10. Conhecer os aspetos gerais da empresa e os princípios básicos para a sua gestão.

Programa

– O processo empreendedor.
– Da ideia ao negócio.
– Análise do mercado e estratégias de marketing.
– Modelos de negócio/comercialização.
– Proteção da propriedade intelectual.
– Investimento e soluções de financiamento.
– Avaliação de projetos de investimento.
– O plano de negócios.
– Formalidades para a constituição de empresas.
– Aspetos gerais da empresa e princípios básicos de gestão.

Métodos de Avaliação

Avaliação
  • - Trabalho prático, que consiste na elaboração de um plano de negócios, a realizar em grupo. - 40.0%
  • - Teste escrito - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BREALEY, R; ALLEN, F; MYERS, S (2008). Princípios de finanças empresariais. 8ª ed., McGraw Hill.
DENIS, L, et. al. (2011). Mercator XXI -Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote.
FERREIRA, Manuel Portugal, et. al. (2008). Ser Empreendedor – Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. 1ª ed, Lisboa: Edições Sílabo.
HISRICH, RD; PETERS, MP; SHEPHERD, DA (2008). Entrepreneurship. 7th ed., Boston: McGraw-Hill.
KOTLER, P; KELLER, K. (2011), Marketing Management, 14th ed., Prentice Hall.
LISBOA, J; COELHO, A; COELHO, F; ALMEIDA, F (2011). Introdução à Gestão de Organizações. 3ª ed., Porto: Vida Económica.
SÁ, E; MONTEIRO, F (2014). Empreendedorismo e Plano de Negócios. 2ª ed., Porto: Vida Económica.
SARKAR, S (2010). Empreendedorismo e Inovação. 2ª ed., Lisboa: Escolar Editora.
TIMMONS, J; SPINELLI, S (2007). New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century. 7th ed., Boston: McGraw-Hill.