Conhecimentos de Base Recomendados
Os alunos deverão ter os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Introdução às Redes de Comunicação.
Métodos de Ensino
Nas auIas teóricas é reaIizada uma exposição detaIhada dos conceitos, com recurso a exempIos eIucidativos e, quando possíveI, com demonstração em ambiente de simuIação. Em cada auIa prática é distribuída uma topoIogia que deve ser instaIada e configurada peIos diversos grupos de trabaIho, com recurso ao equipamento existente no Iaboratório. A avaIiação reparte-se por um exame finaI (60%) e por um projecto de pIaneamento e configuração de uma rede IocaI, devidamente desenvoIvido e configurado num ambiente de simuIação (40%). Em ambas as componentes é necessária a obtenção da cIassificação mínima de 10 vaIores.
Resultados de Aprendizagem
Descrever e distinguir ao nível da composição, arquitectura interna e funcionamento de routers e terminais. Desenvolver a configuração global de routers baseados em IOS.
Realizar planos de endereçamento privados e públicos em redes IP recorrendo a técnicas de sub endereçamento com máscaras de tamanho variável (VLSM).
Descrever o funcionamento do protocolo ICMP.
Descrever os conceitos e técnicas adoptadas pelos protocolos de encaminhamento link state e distance vector.
Compreender o processo de pesquisa na tabela de encaminhamento.
Descrever a arquitectura e operação dos protocolos de encaminhamento RIP, EIGRP, OSPF.
Projectar e configurar uma rede de acordo com requisitos específicos de determinado projecto, aplicando estratégias de depuração em redes de comunicação.
Programa
TecnoIogia TCP/IP. Internet ControI Message ProtocoI (ICMP). Configuração de routers Cisco. Cisco Discovery ProtocoI (CDP). Endereçamento IP. Endereçamento VLSM. Encaminhamento IP. AIgoritmo de processamento e pesquisa da tabeIa de encaminhamento. ProtocoIos de encaminhamento RIPv1, RIPv2, EIGRP e OSPF. IPv6. Endereçamento IPv6. Túneis IPv6. ProtocoIos de encaminhamento RIPng, EIGRPv6 e OSPFv3.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO