Energia e Ambiente

Métodos de Ensino

Aulas teóricas expositivas e interrogativas com recurso a meios audiovisuais e interativos.
Aulas teórico-práticas e práticas experimentais com recurso a técnicas e métodos de trabalho orientadores da
Coordenação de Segurança na Construção Civil.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se, a nível da unidade curricular, que os estudantes desenvolvam as competências que lhe permitam
conhecer as diversar formas de energia quer sejam convencionais, finitas ou renováveis. Pretende-se ainda que os
alunos consigam relacionar a energia com a sua utilização para o meio ambiente.

Programa

Energia, Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável
Energia Convencional
Política Energética e Regulamentação
Eficiência Energética

Gestão do Consumo de Energiae Emissões de CO2
Armazenamento de Energia
Transporte de Energia
Sistemas Energéticos Sustentáveis
Mobilidade e Transportes
Planeamento Energético e Indicadores de Sustentabilidade
Energia e a Saúde Humana

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Gouveia, Borges e Castanheira, Luis, Energia, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, SPI, 2004
Manual de Eficiência Energética nos edificios residenciais, Enerbuilding, 2008
Manual de utilização racional de energia em edificios públicos, Enerbuilding, 2008
Holdren, John; Smith, Kirk; Energy, Environment and Health, World Energy Assessment: Energy and the challenge of Sustainability
Renewable Energy Project Analysis, RetScreen engineering and cases handbook, 2002
Normas e Regulamentos Legais
Industrial Energy Conservation, Charles Gottschalk, John Wiley & Sons
Cleto, João, Climate Change Impacts on Portuguese Energy System in 2050, Universidade Nova de Lisboa, 2008.
www.iea.org; www.managenergy.net; www.crest.gov; www.ase.org; http://www.etde.org/; http://www.apren.pt
/ukenergia.htm; http://www.energysolutionscenter.org/; http://solstice.crest.org/index.html; http://www.dgge.pt/;
http://europa.eu.int/comm/; http://www.energaia.pt;