Enfermagem de Animais de Companhia

Será desejável que o aluno tenha conhecimentos das matérias lecionadas nas UCs de Princípios em Enfermagem Veterinária, Conceitos de Semiologia e Conceitos de Farmacologia.

Aulas teóricas, com exposição teórica dos temas e utilização de meios audiovisuais.

Aulas teórico-práticas com visualização de vídeos, demonstração de várias técnicas de enfermagem e estudo de casos práticos.

Utilização de casos clínicos simulados ou reais de diálogo directo com os tutores dos animais.

Execução pelo estudante de técnicas demonstradas pelo docente.

Realização de um estágio de 2 semanas num Centro de Atendimento Médico Veterinário (CAMV).

1. Auxiliar o médico veterinário nos diferentes actos médicos.
2. Conhecer e manter os equipamentos e materiais usados na clínica dos animais de companhia.
3. Manter as condições de higiene, arrumação e de stocks nos diferentes sectores que constituem os centros de atendimento médico-veterinário.
4. Conhecer os métodos envolvidos no tratamento de feridas, aplicação de drenos, pensos e bandagens.
5. Dominar as técnicas de maneio ambiental, higiene e alimentar do paciente internado.
6. Saber dialogar com o público.

Papel do enfermeiro veterinário nas várias situações de prática clínica:
-Atendimento ao público;
-Higiene e manutenção das instalações e stocks nos CAMV;
-Gestão e controlo de stocks
– Gestão de resíduos hospitalares
-Métodos de contenção usados em diferentes procedimentos.
Traumatismos e feridas:
-Classificação e tratamento de feridas;
-Aplicação de pensos;
-Pensos: tipos e materiais usados; vantagens e inconvenientes. Utilização de drenos e sua função.
Condições ambientais no internamento: monitorização do paciente internado. Importância dos registos clínicos.
Cateterização venosa. Algaliação. Alimentação forçada. Enemas.
Planos de enfermagem.
Enfermagem de animais em situações especiais: neonatos, idosos e em decúbito prolongado.
Hemorragia, Hemostase e Hemoterapia.
Oxigenoterapia e vias de administração.
Pressão arterial sistémica e métodos de controlo.
Nutrição clínica.
Prevenção da propagação de doenças infecto-contagiosas.

Aspinall, V., Ackerman, N. 2016. Aspinall’s Complete Textbook of Veterinary Nursing. 3ª edição. Elsevier.

Cooper, B., Mullineaux, E., Turner, L. 2020. BSAVA Textbook of Veterinary Nursing. 6ª edição UK: British Small Animal Veterinary Association.

Hand, M.S., Thatcher, C.D., Remillard, R.L., Roudebush, P., Novotny, B.J. 2010. Small Animal Clinical Nutrition. 5ª edição. Mark Morris Institute.

Lane, D. R., Cooper, B. 2003. Veterinary Nursing. 3ª edição. UK: Butterworth-Heinemann.

Merrill, Linda. 2012. Small animal internal medicine for veterinary technicians and nurses. John Wiley and Sons, Inc., Ed. Willey-Blackwell.

Moore, Margaret. 1999. BSAVA Manual of Veterinary Nursing. UK: British Small Animal Veterinary Association.

Mullineaux, E., Jones, M. 2007. BSAVA Manual of Practical Veterinary Nursing. UK: British Small Animal Veterinary Association.

Sirois, M. 2017. Principles and Practice of Veterinary Technology 4th Edition. St. Louis, Missouri: Elsevier.